Pedágio Educativo foi realizado na sexta-feira
Piratuba não apresenta focos de dengue e nem mesmo larvas do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor, mas mesmo assim, a Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária seguem com o trabalho de prevenção. Na última sexta-feira, mais uma ação foi realizada. Um pedágio educativo abordou motoristas em frente à Unidade Mista de Saúde.
Duas equipes repassaram informações e distribuíram material de orientação aos piratubenses e turistas, em relação à doença e ao mosquito. “Aqui em Piratuba nós mantemos as armadinhas de monitoramento instaladas a cada 300 metros. Fazemos a vistoria semanalmente e não temos larvas, nem foco do Aedes Aegypti, porém toda iniciativa de combate é importante e a conscientização é uma delas, por isso fomos para a rua, repassar as orientações” explica o responsável pela campanha de combate à dengue, Soeliton de Oliveira. O pedágio contou com a colaboração da Polícia Militar.
Nos próximos dias os alunos de toda a rede municipal de ensino vão receber palestras sobre as maneiras de prevenção, eliminação de possíveis criadouros do mosquito, problemas causados pela dengue entre outros assuntos relacionados.
Mais ações de combate:
Além do pedágio educativo e do trabalho nas escolas, a Prefeitura tem mais ações de prevenção em andamento. As agentes comunitárias de Saúde levam orientações diariamente para as famílias nas casas, em suas áreas de atuação. Elas também verificam se existem locais de água parada e repassam as orientações necessárias. A Vigilância Sanitária faz o controle nas armadilhas e visita locais que podem ser possíveis criadouros. Outra ação do Governo Municipal é a de monitoramento nos órgãos públicos. Cada setor tem um responsável por verificar e evitar pontos de água parada, todas as semanas.