Vários equipamentos foram produzidos a partir das aulas
Cerca de 100 alunos da Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp de Piratuba participaram da Oficina de Robótica, oferecida na instituição de ensino, desde o mês de julho. Na última quarta-feira, dia 02, alguns dos integrantes fizeram uma demonstração do aprendizado. Eles apresentaram alguns equipamentos produzidos e falaram das técnicas que aprenderam durante a oficina.
Brinquedos, carrinhos, pequenos robôs e equipamentos hidráulicos foram construídos com a oficina, que contou com aulas de teoria e prática. Os alunos utilizaram pilhas, sucatas de aparelhos eletrônicos, pequenos motores, materiais e peças que seriam descartadas. Um kit educacional de Robótica, adquirido pela Escola, também foi utilizado na confecção das peças. Durante a apresentação, na quinta-feira, eles detalharam o processo de construção e mostraram o funcionamento de cada “robô”. “É um trabalho onde utilizamos o aprendizado de sala de aula. Para montar qualquer destes dispositivos, os alunos usam conhecimentos de ciência, matemática, física, entre outros. E ainda estimulamos a criatividade deles”, explica o instrutor da oficina, Fábio Moslinger,
O aluno Felipe Salonynska Bonamigo, de 14 anos, conta que se empolgou com oficina de Robótica e pretende saber mais no futuro. “Gostei muito da oficina e quero fazer cursos nesta área, aprender ainda mais. É algo diferente, mas mesmo assim nós utilizamos as matérias de sala de aula aqui, pois temos que projetar e calcular, para que os robôs funcionem”, conta ele. “Eu já estou trabalhando em um projeto em casa. Vou fazer uma fechadura com controle, e vai funcionar”, garante Felipe, que está no 9º ano.
A Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp trabalhou com esta oficina através do Programa Mais Educação, do Governo Federal. As aulas aconteceram no contra turno escolar. Alunos do 5º ao 9º ano é que participaram.