You are currently viewing Escolas do Campo vão passar por Readequação Pedagógica

Escolas do Campo vão passar por Readequação Pedagógica

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Principal objetivo é oportunizar uma qualidade de ensino cada vez melhor 

A Secretaria de Educação de Concórdia está elaborando o projeto para Readequação Pedagógica nas Escolas do Campo do Município. O principal objetivo é oferecer aos alunos do meio rural uma qualidade de ensino cada vez melhor. 

A pedagoga e secretária da Educação, Samira Furlan, explica que as crianças que frequentam as escolas do campo em que o número de alunos é pequeno serão encaminhadas para outras unidades. “A interação pedagógica é favorecida quando há diversidade e quantidade de colegas no grupo. Além disso, nas escolas maiores há uma estrutura de laboratórios, acervo bibliográfico e até mesmo servidores que não estão disponíveis nas unidades muito pequenas”, destaca Samira Furlan. 

A readequação já está sendo discutida com as famílias das crianças que frequentam as Escolas do Campo. A secretária comenta que a comunidade compreendeu que não haverá prejuízo algum aos alunos. A Secretaria da Educação vai disponibilizar transporte gratuito para que as crianças sejam conduzidas a outras escolas e os servidores que são efetivos permanecerão no quadro funcional e, quando necessário, serão remanejados. 

Como ficará o funcionamento das Escolas do Campo em 2016 

  1. Escola do Campo de Lageado dos Pintos: Em 2016 a escola vai funcionar no período vespertino, com 16 alunos. Não haverá mais aula no turno matutino.
  2. Escola do Campo de Linha Caravágio: Nesta escola foram matriculados seis alunos, que serão encaminhados para a unidade de Linha Tiradentes.
  3. Escola do Campo de Linha Tiradentes: Nesta escola 17 crianças estão matriculadas e haverá aula no período matutino.
  4. Escola do Campo de Barra do Pinhal: Nesta escola foram matriculadas seis crianças para o ano letivo de 2016. Esses alunos serão encaminhados à Escola do Campo de Lageado Paulino, que continua com aulas em dois turnos, matutino e vespertino, com 21 alunos.
  5. Escola do Campo de Pinhal: Nesta unidade estão matriculados seis alunos, que serão encaminhados à EBM Frei Cipriano Chardon, em Cachimbo.
  6. Escola do Campo de Suruvi: A situação dessa unidade ainda está indefinida.
  7. Escola do Campo de Canhada Funda. Nesta escola estão matriculados 14 alunos e as aulas serão no período matutino.
  8. Escola do Campo de Terra Vermelha: Nesta escola estão matriculados 12 alunos e as aulas serão no período matutino. 

 

Em 2016 todas as crianças com quatro anos de idade devem estar na escola

Outro fator que motivou a Readequação Pedagógica nas Escolas do Campo do Município é que a partir de 2016 todas as crianças com quatro anos deverão obrigatoriamente estar na escola e não mais nos Centros de Educação Infantil. A Lei 12.796/2013 da Presidência da República alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a partir do ano que vem essa mudança entrará em vigor. 

A secretária Samira Furlan destaca que nem todas as Escolas do Campo possuem estrutura para receber as crianças de quatro anos, já que o sistema da Educação Infantil não é multisseriado como ocorre com as demais séries. “Todas as crianças serão atendidas. Quando o número de alunos for muito pequeno ou a unidade não possui a estrutura necessária, vamos encaminhar para outra escola”, afirma a secretária. 

Na Escola do Campo de Lageado dos Pintos há cinco crianças com idade para frequentar o pré-escolar. Duas delas serão encaminhadas para uma unidade do centro e três para a EBM Angêlo Ary Biezus, em Linha São Paulo.