Os municípios que compõem o Projeto Integrar, Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba, realizaram, neste final de semana, uma visita técnica às cidades de Joinville e Pomerode, com parceria e coordenação do Sebrae-Joaçaba.
Em Joinville o foco principal foram as propriedades rurais que trabalham com turismo rural. As famílias são associadas ao Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico que foi criado em 2011 e hoje conta com 15 associados. Cada propriedade possui alternativas próprias de lazer, e, além disso, perpetuam a história local/regional, a cultura e conseguem repassar aos visitantes, que muitas vezes são crianças das escolas do entorno, todo o contexto de forma lúdica.
Os empreendedores e futuros empreendedores dos 3 municípios puderam conhecer como cada família atende, o que disponibilizam, como trabalham e as diversas opções de entretenimento que aqui em nossa região também são possíveis de realizar. “Em todas as propriedades visitadas, o que mais chamou a minha atenção foi a simplicidade das atividades, da comida, do ambiente e a parceria entre os associados”, diz Lucia Engel Zanella, associada à Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Peritiba.
Na cidade de Pomerode o foco foi um pouco diferente. Também há uma associação, porém os associados são de fábricas (lojas de fábricas), comércios, ramo da gastronomia, artesanato e turismo. O objetivo é atender o visitante em todos os dias da semana, com diversas atrações para diferentes faixas etárias. A excursão do meio oeste pode conhecer um antigo frigorífico que foi modificado e hoje é um complexo que oferece espaço para artesãos, uma choperia que produz a própria cerveja e chope, a rota do eixamel, uma rota onde há diversas casas no estilo eixamel (casas construídas pelos primeiros moradores, mais de 90% de origem alemã) e confeitarias.
“Com certeza esta visita agrega ainda mais para quem já possui um empreendimento ou pensa em ser um empreendedor. Levamos muitas ideias, muitos exemplos bons das duas cidades. Nossa região tem muitos atrativos e tem potencial e capacidade para expandir o turismo rural e gerar mais atividade econômica, incluindo a gastronomia, o artesanato, a cultura e a história dos 3 municípios do Projeto Integrar”, destaca a Diretora de Cultura de Peritiba, Marlene Klein, que também participou da visita técnica.