You are currently viewing Ações contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Ações contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Apresentações teatrais têm como finalidade principal, orientar as crianças sobre o assunto

Em Santa Catarina, o dia 24 de setembro é o Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Concórdia, o Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realiza periodicamente diversas ações de conscientização para a população e para as próprias crianças e adolescentes. “A intenção é sensibilizar e informar, motivando o reconhecimento da violência e a realização de denúncias, para proteger nossas crianças e adolescentes”, comenta a coordenadora do CREAS, Ani Doss Girardi.

 

Espetáculos teatrais são apresentados aos alunos com faixa etária entre cinco e sete anos, de todas as unidades escolares da cidade. As apresentações têm como finalidade principal, orientar as crianças sobre os locais do corpo que podem deixar alguém tocar, ter alguém de sua confiança e onde buscar ajuda. As apresentações se baseiam na obra “Puxapé”, de Rose Impey, conto infantil, que embora escrito com uma linguagem simples, própria para crianças, causa impacto na forma de verbalização, trabalhando questões como violência sexual intrafamiliar.

 

Ani destaca que os canais de denúncia são o Disque 100, Conselhos Tutelares, Delegacias de Polícias e Ministério Público. Porém a forma mais segura é através do canal Disque 100, onde a denúncia é anônima. Após o recebimento, a denúncia é encaminhada aos órgãos competentes para averiguações. “O Disque 100 é um número que pode livrar uma criança da violência dentro de casa. A ligação é gratuita de qualquer tipo de telefone. Quem disca 100, encontra uma pessoa preparada para ouvir a denúncia, que garante o anonimato e que protege quem faz e quem recebe a denúncia”, salienta a Coordenadora.

 

 

O que é o Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes?

É uma organização não governamental, composta por membros da sociedade civil composto por entidades como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação (CREAS, CRAS e gestão), Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR Concórdia, União Municipal das Associações de Moradores de Concórdia (UMAMC), Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) e Fórum da Comarca de Concórdia.