Novo projeto prevê a construção de três salas de aula na parte inferior e mais três na superior
A Administração Municipal de Concórdia apresentou na tarde desta quarta-feira, 26 de agosto, uma alternativa para resolver o problema estrutural do Bloco 2 da EBM João Theobaldo Magarinos, do bairro Vista Alegre. O projeto prevê uma nova utilização do espaço. No lugar onde atualmente está a quadra deverão ser construídas três salas de aula e na parte superior haverá mais três salas e um auditório, que também pode ser dividido em dois espaços para atividades pedagógicas. Participaram do encontro o prefeito João Girardi, o vice Neuri Santhier, a secretária da Educação, Samira Furlan, a equipe de engenharia do Município, a diretora da escola, Jucélia Borsati, e membros da Associação de Pais e Professores (APP).
A alternativa para solucionar o problema foi aprovada por todos que participaram da reunião. Agora a equipe de engenharia irá elaborar o projeto executivo para a readequação da estrutura. “Era uma solução bastante aguardada e no momento o novo projeto é a melhor alternativa”, afirma o presidente da APP, Jair Titon.
A diretora Jucélia ressalta que o fechamento do piso térreo do Bloco 2 vai resolver os problemas imediatos. “Nós vamos levar esse projeto à comunidade e defendê-lo com bastante empenho”, destaca.
A secretária da Educação, Samira Furlan, explica que desde que foi constatado o problema na obra da escola se buscou alternativas para solucioná-lo. “Esses processos são demorados porque precisamos respeitar os trâmites legais da administração pública”. Samira ainda ressalta que a segurança das crianças e das pessoas que trabalham na escola sempre foi prioridade.
O prefeito João Girardi reforça que a Administração Municipal sempre esteve atenta para resolver o problema. “Ficamos muito felizes que o projeto foi bem aceito pela comunidade. Podem ter certeza que nunca nos faltou vontade e empenho para encontrar a melhor alternativa”, enfatiza.
Como será a adequação dos espaços da escola
A reforma e a reestruturação da EBM João Theobaldo estão divididas em duas etapas. No Bloco 1, que é a parte mais antiga, haverá uma reforma geral, com nova pintura, substituição do telhado e do piso, revisão da parte elétrica e adequação de banheiros e salas de aula. O investimento é superior a R$ 380 mil e essa obra já está no Departamento de Compras para ser licitada.
Já o Bloco 2 passará por uma readequação completa, com a construção de três salas de aula no andar térreo e mais três salas e um auditório na parte superior. A prática de atividade física será realizada no ginásio de esportes da comunidade.