Campanha Nacional de Imunização segue até o dia 31 de agosto
A vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil e a campanha de Multivacinação seguem até a segunda-feira, dia 31 de agosto. Em Concórdia foram protegidas contra a pólio 2.237 crianças, o que presente 59% do público-alvo. O percentual atingido no Município supera Santa Catarina, que vacinou 47,35% das crianças, e o país que atingiu uma cobertura de 31,94%.
Em Concórdia a meta é proteger contra a pólio 3.796 crianças, com idade de zero a cinco anos. A enfermeira responsável pela Sala de Vacinas da Unidade Sanitária, Ieda Schumann, pede para que os pais levem as crianças que ainda não foram vacinadas aos postos de saúde. As doses são totalmente gratuitas.
A pólio foi erradicada em 1994, mas no mundo ainda fez vítimas em nove países da África e da Ásia. É importante que as crianças continuem sendo vacinadas para que ocorra a erradicação da doença.
Campanha de Multivacinação
A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina destaca que o objetivo da Campanha de Multivacinação, que ocorre paralelamente à imunização contra a pólio, é atualizar a caderneta de acordo com o Calendário Básico de Vacinação da Criança, evitando a ocorrência de doenças que podem ser prevenidas por vacinas. Fazem parte do calendário:
– Poliomielite (VIP-VOP);
– Penta;
– Rotavírus;
– Pneumocócica 10 valente;
– Meningocócica C conjugada;
– Febre amarela;
– Tríplice viral;
– Tetra viral ou tríplice + varicela (atenuada);
– DTP;
– Hepatite A.