You are currently viewing Chuvas causam muitos prejuízos em Xavantina
????????????????????????????????????

Chuvas causam muitos prejuízos em Xavantina

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os estragos causados pelas chuvas intensas desta semana motivaram mais uma vez o decreto de situação de emergência em Xavantina. A equipe da Administração Municipal e Defesa Civil trabalham na organização e envio dos dados para a viabilização de recursos junto às esferas estadual e nacional.

Conforme levantamento da Epagri-Ciram foi registrado o volume de 395,1mm de chuva no município até o momento no mês de julho. Uma casa foi levada pela força da chuva e famílias ficaram isoladas, mas não houve vítimas. Também foi registrada falta de energia elétrica em cerca de 100 unidades consumidoras e 366 pontos ficaram sem o abastecimento de água.

Desta forma, diversos setores da economia do município foram atingidos. Na agricultura o plantio das pastagens anuais de inverno e também a produção de leite foram as atividades mais afetadas. Estima-se que 100% das áreas destinadas às pastagens de inverno foram atingidas. Na produção leiteira de um montante previsto de 1.080.000 litros a produção foi de 756.000 litros. Além do prejuízo em 30% da produção outros problemas são consequentes e causam prejuízos. Em função das estradas danificadas não foi possível o carregamento de aves e suínos e fornecimento de ração. O secretário Laércio Gasparin enfatiza que “na agricultura, conforme levantamento feito, o prejuízo deverá ser superior ao registrado no ano passado que também foi de grandes proporções”.

O setor da indústria e comércio também foi bastante atingido. Empresas de materiais de construção localizadas próximo ao leito dos rios tiveram as fábricas atingidas, assim como a fábrica de ração que teve deslizamentos de terra e precisou inclusive interromper a produção. Estima-se um gasto de mais de R$ 700 mil no setor privado.

De cerca de 500 km de malha viária, 40% das estradas do município tiveram problemas. O Departamento de Transportes, Obras e Urbanismo trabalha de forma intensa nestes dias. Muitos pontos foram atingidos com desmoronamentos, deslizamentos e entupimento de bueiros. 10 cabeceiras de pontes, dois pontilhões e uma ponte inteira foram levadas pela correnteza. Segundo o secretário do DMER Ari Parisotto, “somente até a terça-feira até o meio-dia foram recebidos 80 pedidos de ajuda na garagem”.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Fernando Borges, destaca que “o trabalho de todos foi bem intenso e em todos os pontos o tráfego já está sendo restabelecido, embora ainda exija cuidados. A preocupação agora é buscar recursos já que os investimentos necessários para reconstrução dos locais são altos e em função da grande concentração de água e umidade muitos pontos precisarão ser refeitos”.