You are currently viewing Piratuba discute a implantação de novo sistema de armazenamento de lixo

Piratuba discute a implantação de novo sistema de armazenamento de lixo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Audiência Pública foi realizada na noite de terça-feira

A Secretaria da Cidade e Desenvolvimento Econômico de Piratuba deu início ao projeto que deve implantar um novo sistema de acondicionamento de lixo no perímetro urbano. O primeiro passo foi dado na noite da última terça-feira, 14, onde a Administração apresentou a ideia aos munícipes em uma Audiência Pública, realizada no Centro de Informações Turísticas.

O objetivo da Secretaria da Cidade é modernizar o sistema existente, resolvendo alguns problemas. Hoje as lixeiras estão nas calçadas e são de uso em comum entre as famílias de casas, prédios e comércios. “Estas lixeiras públicas já não suportam mais o volume de lixo produzido nas residências e estabelecimentos comerciais, e além disso, a utilidade delas seria apenas para o uso de pedestres”, explica o secretário da Cidade e Desenvolvimento Econômico, Vianei Fritsch. “A intenção é implantar um sistema onde cada família tenha o seu próprio local de armazenamento de lixo até a coleta, feita pela empresa responsável, ou seja, a ideia é de que as lixeiras públicas não fiquem sobrecarregadas”, comenta.

De acordo com a Legislação Municipal vigente, cada família é responsável pelo armazenamento do lixo produzido. Além disso, ela exige que o “vasilhame” de armazenamento tenha tampa e que não possibilite vazamento. Fritsch comenta que o município ainda vai adequar a Legislação, passando pelo Legislativo, com o objetivo de agirmos de forma correta, conforme prevê a Lei. “Cada família deverá ter sua própria lixeira, ou vizinhos podem compartilhar de um mesmo sistema. Não será mais permitido que o lixo seja depositado na via pública. Com isso, estas lixeiras que hoje estão nas calçadas e geralmente cheias, serão substituídas gradativamente por um novo modelo, adequado para o uso dos pedestres. Vamos evitar mau cheiro, sujeira e o cenário desagradável”, adianta Vianei. “As lixeiras substituídas serão reutilizadas em pontos que faltam”, comenta ele.

Como vai funcionar:

Os participantes da Audiência Pública aprovaram a iniciativa e contribuíram com sugestões. No encontro ficou definido que em três meses os piratubenses devem se adaptar ao novo sistema. A Prefeitura fará a fiscalização e a substituição gradativa das lixeiras atuais, por outras mais modernas.

A coleta:

Cada Rua terá os dias e horários redefinidos. Os moradores saberão exatamente o dia e a hora em que o caminhão passará em frente às casas, prédios ou estabelecimentos para a coleta.

Informações detalhadas:

A Prefeitura vai fazer um trabalho de divulgação nas escolas e também através de uma cartilha com todas as informações, que será distribuída à população. As Agentes de Saúde também estarão repassando detalhes nas visitas domiciliares.

 

Esclarecimentos:

As pessoas que tiverem qualquer dúvida ou sugestões, podem entrar em contato com a Secretaria da Cidade através do telefone – 3553 150 ou pelo e-mail; cidade@piratuba.com.br