São pelo menos seis empreendimentos previstos no Município nos Rios Engano e Jacutinga
O prefeito de Arabutã, Jackson Patzlaff e o vice Marcelo Morche estiveram em Florianópolis nessa semana participando do lançamento do Programa SC+Energia do Governo do Estado que visa alternativas para incentivar investimentos em energias alternativas, principalmente as consideradas limpas e renováveis. Em Arabutã, o prefeito afirma que várias Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) podem sair do papel com investimentos previstos a partir da aprovação das licenças por parte da Fundação do Meio Ambiente (FATMA).
Na Prefeitura de Arabutã são pelo menos seis pedidos para implantação de PCHs, sendo três no rio Jacutinga e outras três no Rio Engano. Patzlaff afirma que a proposta do Estado é de viabilizar com mais agilidade os procedimentos visando dar autorização para os investidores iniciarem os projetos.
O prefeito acredita que a contratação de novos servidores para atender a FATMA irá facilitar a liberação das licenças ambientais necessárias para o início da construção da PCHs na região. Além disso, ele explica que o Estado irá firmar convênio com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para viabilizar linhas de financiamentos aos interessados nesses empreendimentos.
A Celesc também será parceira nesse processo importante anunciado pelo Governo do Estado podendo comprar a energia produzida. O vice-prefeito Marcelo Morche explica que a construção de PCHs em Arabutã irá movimentar a economia local. Desde o início da construção até a comercialização da energia. “Poderemos ter um retorno financeiro mensal interessante. Os recursos poderão ser investidos para garantir mais qualidade de vida para a nossa comunidade”, reitera. (foto:ASCOM/Governo do Estado)