1º Torneio Internacional reúne enxadristas de 40 cidades, além de mestres e grandes mestres internacionais
A partir desta sexta-feira, 26 de junho, Concórdia se transforma na capital Sul-Americana de Xadrez. No período de 26 a 28 de junho acontece o 1º Torneiro Internacional de Xadrez, com a participação de cerca de 160 enxadristas de mais de 40 cidades, mestres e grandes mestres internacionais. Na manhã de hoje, na Rua Coberta, ocorre a disputa de uma simultânea com a participação de 140 crianças de escolas de Concórdia. Elas estão jogando com o grande mestre José Cubas (Paraguai) e com os mestres internacionais Dragan Stamenkovic (Sérvia) e Simon Languidey (Argentina).
O prefeito de Concórdia, João Girardi, diz que é um orgulho para o Município sediar um evento internacional. “Estamos felizes em poder mostrar um pouco do excelente trabalho que é realizado na modalidade de xadrez em Concórdia”, destaca. O presidente do Clube Concordiense de Xadrez, Gilmar Durante, ressalta que o xadrez de Concórdia é destaque nacional e internacional. “Aqui a modalidade é disciplina obrigatória na grade curricular das escolas e ainda temos várias escolinhas”, pontua.
A simultânea que está sendo disputada na Rua Coberta nesta sexta-feira, é uma oportunidade para que muitas crianças tenham o primeiro contato com um mestre de xadrez. As alunas Stefani Vitto e Anne Carolina Massola, da EBM Ângelo Ary Biezus, de Linha São Paulo, contam que estavam ansiosas para jogar a simultânea e conhecer os mestres.
A diretora da EBM Anna Zamarchi Coldebella, do distrito de Santo Antônio, Veranilce Boscatto, comenta que os alunos e professores se envolveram muito com a atividade. “Alguns estavam preocupados que iriam jogar com os mestres e outros estavam ansiosos pela oportunidade. Ficamos muito felizes porque os pais das crianças também estão participando”, afirma. Lindomar Rodrigues, pai do Willian do 3º ano, está acompanhando a simultânea. Ele conta que a competição de xadrez foi assunto na família durante toda a semana.
Programação 1º Torneio Internacional de Xadrez
Sexta-feira, dia 26 de junho
– 8h: Curso para os professores de xadrez com o mestre Fide Frederico Gazel, de Belo Horizonte, na Câmara de Vereadores;
– 9h: Simultânea com os alunos das escolas de Concórdia, na Rua Coberta;
– 13h30: Desafio com o mestre internacional Jovan Todorovic, da Sérvia, no pavilhão Cinquentenário. Jovan Todorovic irá jogar com os atletas que disputam os Jogos Abertos de Santa Catarina, por Concórdia;
– 19h: Abertura oficial do Torneio, no pavilhão Cinquentenário. Também haverá exposição de arte no grafite sobre xadrez.
Sábado, dia 27
– 10h às 18h: Jogos no Pavilhão Cinquentenário.
Domingo, dia 28
– 10h às 14h: Jogos no Pavilhão Cinquentenário;
– 16h: Encerramento e entrega da premiação.