Objetivo da atividade é trabalhar com as crianças as responsabilidades no cuidado com os bichinhos
Mili, Tom, Lanterninha, Pantera, Linda, Faísca e Flechinha. As crianças da Escola Básica Municipal (EBM) Eugênio Pozzo, do bairro dos Estados, não demonstram carinho aos animais de estimação apenas na escolha dos nomes, mas também na forma de cuidar dos bichinhos. Nesta quinta-feira, 18 de junho, a direção, alunos, pais, professores e servidores da escola estão envolvidos na organização da II Exposição de Animais de Estimação.
A cartilha “Animal de Estimação não é Brinquedo”, distribuída pela Secretaria Municipal da Saúde no início deste ano, serviu de base para conduzir um projeto sobre este tema, envolvendo os alunos do Pré ao 8º ano da EBM Eugênio Pozzo. Os professores e os alunos realizaram várias atividades, como produção de texto, poesia, desenhos e outros, e a Exposição com a participação de todas as turmas foi o encerramento do trabalho. “Os alunos se envolveram bastante. Eles têm muito orgulho em mostrar os animais de estimação”, destaca a diretora. O Grêmio Estudantil da escola também incentivou e colaborou com a organização da exposição.
O brilho nos olhos e o sorriso estampado no rosto das crianças não escondem o carinho e a alegria em participar da Exposição. “Está muito legal. Nós estudamos que não podemos maltratar os animais, porque eles são seres vivos e não objetos”, diz o aluno Pedro Henrique, do 6º ano. Inádia de Pinho, que é mãe das alunas Talita, 1º ano, e Hadassa, 2º, elogia a iniciativa da escola. “As meninas estavam super ansiosas para trazer os bichinhos. Esse projeto é importante para desenvolver a socialização, a afetividade e o respeito”, destaca a mãe, que acompanhou as atividades.
A exposição foi realizada com as turmas da manhã, das 8h às 9h30, e à tarde acontece das 13h às 15h, com os alunos do turno vespertino. As pessoas que moram no bairro e as crianças que frequentam o CMEI Primeiros Passos também visitaram a escola.