A imunização inicia no dia 04 de maio e será realizada na Unidade Mista de Saúde
A Secretaria de Saúde de Piratuba já está organizando as equipes de trabalho para a 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza. Os piratubenses serão atendidos na Unidade Mista a partir da primeira semana de maio.
Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e mães que estão no período de 45 dias após o nascimento dos filhos, idosos a partir dos 60 anos e trabalhadores da Saúde, pública e privada, são os grupos que têm prioridade de imunização. Pessoas com doenças crônicas também podem fazer a vacina, mas precisam apresentar a prescrição médica.
O sábado, 09, será o dia “D” da campanha e a equipe de vacinação vai atender o dia todo. “A vacina é uma medida de prevenção e esta dose evita três tipos do vírus. O (H1N1), A (H3N2) e a B”, explica a enfermeira responsável pela campanha, Andressa Heckler. “Para ser imunizado, é preciso apresentar a carteira de vacinação”, lembra ela.
A campanha será encerrada no dia 22 de maio e a meta do município é imunizar 1.300 pessoas. “Nossos profissionais estão preparados para atender aos piratubenses e vamos trabalhar para atingir a meta. As agentes de Saúde já estão informando as famílias sobre a campanha”, comenta o secretário de Saúde, Ladi Cowacicz. “Não há necessidade de agendamento, basta chegar, que a equipe encaminha a pessoa para as salas de vacina”, antecipa.
Saiba mais:
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves, geralmente pulmonares e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco (idosos, crianças). A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.