Equipe inicia as atividades.
A equipe que está construindo o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos dos municípios da AMAUC esteve reunida na manhã de quarta-feira, dia 14, no auditório da entidade. Foi a primeira reunião de trabalho de 2015. A nova coordenadora é Marinês Ribeiro Perondi. Nos meses de janeiro e fevereiro serão realizadas atividades internas. Na primeira semana de fevereiro serão realizadas reuniões em todos os municípios. Na segunda quinzena de fevereiro ocorrerá uma reunião geral com os representantes dos municípios.
“O que se pretende é fazer um Plano muito próximo da realidade de cada um dos municípios. O Plano tem um caráter intermunicipal. Algumas ações serão desenvolvidas de forma conjunta e outras de maneira individualizada”, destaca Marinês. O Plano Municipal de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos será um importante instrumento para que os municípios busquem soluções adequadas para a questão dos resíduos.
O Plano envolve cinco metas. Até agora, três já foram executadas. A primeira foi a criação do Portal Web, a segunda o diagnóstico e a terceira a construção dos arranjos regionais. A partir de agora, a equipe centra suas atenções na Meta 4, que está focada no Planejamento das Ações. “Está sendo traçado um cenário futuro para os próximos 20 anos”, acrescenta. A atividades serão desenvolvidas a curto, médio e longo prazos.
A Meta 5 trata da implementação das ações. Serão aprofundados os debates sobre os resíduos da construção civil, resíduos orgânicos, recicláveis, logística reversa (pneus, pilhas, lâmpadas, eletroeletrônicos, etc.) e resíduos da saúde. Os trabalhos deverão ser encerrados em maio.