Assembleia ocorreu na manhã desta sexta-feira.
O Comitê do Rio Jacutinga realizou Assembleia Geral Ordinária na manhã desta sexta-feira, dia 12. Durante o encontro, foram abordados os seguintes temas: Relatório das atividades desenvolvidas em 2014; Relato das ações da Comissão da Água (Sistemas alternativos de abastecimento público);Plano de Trabalho para o ano de 2015; Divulgação e premiação do 3° Concurso de Fotografias “Olhares sobre a Água”; Relato experiência gestão da água em Ipumirim e outros assuntos gerais. “Apesar do atraso no repasse de recursos, o Comitê não parou as atividades. Graças à disposição das entidades envolvidas, conseguimos excelentes resultados”, assinala o presidente do Comitê do Rio Jacutinga, Vilmar Comassetto.
Conforme o presidente, um dos mais importantes trabalhos desenvolvidos pelo Comitê foi a coleta de dados em poços profundos nos municípios da região. “Estamos realizando um trabalho com os municípios de prevenção contra estiagens e também abordamos os cuidados com a qualidade da água. Notamos que 844 poços atendem grupos de famílias. A legislação exige o monitoramento da qualidade da água. Conseguimos envolver as lideranças nessas discussões. O trabalho terá continuidade no ano que vem”, acrescenta o presidente do Comitê.
A premiação do Concurso de Fotografias assinalou um momento especial para o Comitê do Rio Jacutinga que, dessa forma, encerrou as atividades do ano. No total, 70 fotos foram inscritas e aprovadas. “As fotografias estão cada vez mais qualificadas. Estamos conseguindo envolver mais pessoas e mais municípios. Foi exitosa a terceira etapa. A expectativa é de que o concurso cresça cada vez mais. Um dos objetivos é fazer com que as pessoas reflitam mais sobre a água”, finaliza Vilmar Comassetto. Os jurados que participaram do Concurso foram: Gilmar Monticeli (superintendente da Fundação Municipal de Cultura), Gildo Vezaro (diretor do O Jornal), Diego Collet (gerente regional da Tractebel) e Júlio Gomes (fotógrafo profissional). Segundo o coordenador do Concurso, Ademilson Barreiros da Silva, a ideia foi convidar profissionais que pudessem propor diferentes visões sobre a temática proposta.
Classificação final
1º – Maico da Silva
“Efeitos de um verão em Volta Grande”
2º – Maico da Silva
“Entardecer no Rio Uruguai”
3º – Amadeu Jaderson Gonçalves
“Água, faça parte deste tesouro”
4º – Alisson Silva
“O Meio Ambiente em equilíbrio”
5º – Franciana Bellaver
“Esconderijo”
6º – Adelar Antônio Osowski
“Na proteção da mãe água”
7º – Caio Alvarenga
“Água na vida de todos, o detalhes que faz toda a diferença”
8º – Wesley Golfe Rossi
“Me leve de volta, onde o chão é verde, a água transparente e o céu é azul”
9º – Sidnei José Dariff
“Caminho das Águas”
10º – Franciana Bellaver
“Respingos”
11º – Sedimir Luiz Dariff
“Água uma benção de Deus”
12º – Giovani Baptista Gioda
“Pedrinhas na Água”