Dando sequência ao cronograma do Orçamento Participativo 2014 em Xavantina, nesta semana foi dado mais um importante passo na execução do projeto. Os delegados eleitos tiveram a missão de expor ao executivo as prioridades para aplicação dos recursos em cada comunidade e também apresentar propostas de ações para o município. O encontro foi realizado na quinta-feira, dia 13, na Casa da Cultura e as 19 sociedades participantes do OP estiveram representadas.
Aquisição de equipamentos e mobília, além de pequenas reformas e ampliações estão entre os principais objetivos das comunidades. No que se refere as sugestões de investimentos para o município diversos setores foram abrangidos, com destaque para propostas voltadas à saúde, como mudanças no Hospital São Lucas e viabilização de mais especialistas, e também com relação à melhorias nas estradas.
O coordenador do OP, José Dal Bosco, se mostrou contente com os resultados da reunião. “Percebemos que muitas das ações que a comunidade quer, já estavam no nosso plano de trabalho e isso facilita ainda mais a execução das propostas”. Os participantes também aprovaram a iniciativa. Uma das delegadas de Linha Plano Alto, Vanessa de Martini, diz que “é muito importante para todas as comunidades e para o município, porque assim todos participam das sugestões”. Euzébio Koserski, delegado de Linha Reduto, reforça que “a mentalidade de todos é bem parecida e esta é uma forma que temos de auxiliar no desenvolvimento do município”.
O próximo passo dos delegados é a organização de todos os documentos necessários e dos orçamentos para utilização do recurso. Feito isso, o projeto que vai contemplar a aplicação dos R$ 153 mil do Orçamento Participativo será encaminhado à Câmara, para aprovação dos vereadores.