O município de Itá busca conscientizar a população.
O HIV é o vírus que causa a AIDS, atacando diretamente o sistema imunológico. É transmitido através da relação sexual (heterossexual ou homossexual) com pessoa contaminada, uso compartilhado de seringas, secreção como sangue, esperma, secreção vaginal, leite materno, acidentes com materiais perfuro cortantes (agulhas e objetos cortantes infectados), transfusão de sangue contaminado, de mãe para o filho durante a gestação, trabalho de parto ou amamentação.
Quando ocorre a infecção o HIV pode manter-se no organismo sem o indivíduo apresentar sinais em até seis meses. Os primeiros sintomas são parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar e na maioria das vezes pode passar despercebido. O vírus do HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. A pessoa contaminada pelo vírus pode viver sem sintomas, inclusive sem desenvolver a doença, mas se tem o vírus estará transmitindo para outras pessoas através das relações sexuais desprotegidas.
AIDS é estar doente pelo vírus, a pessoa acaba morrendo por doenças oportunistas como tuberculose, pneumonias, diarreias entre tantas outras doenças que se aproveitam da fragilidade do organismo. HIV não tem cura, mas tem tratamento.
Na região da AMAUC temos como referência regional o município de Concórdia para o atendimento de pacientes portadores de HIV. Também no município de Concórdia é disponibilizado teste rápido. Ressalta-se que o número de pessoas infectadas aumentou muito neste ano de 2013. Foram 34 novos casos de HIV confirmados na região, sendo a faixa etária entre 21 e 65 anos de idade.
A única forma de prevenção é o uso do preservativo masculino ou feminino. Informamos que na Unidade de Saúde do município de Itá estão disponíveis preservativos e exames para detecção do vírus HIV gratuitamente. Tanto quem faz os exames como o paciente detectado com HIV têm garantido o direito ao sigilo de sua condição de saúde.
O paciente com HIV também tem o direito em receber o atendimento e medicação gratuita, podendo levar uma vida normal dentro de suas condições, desde que faça o tratamento com antirretrovirais disponíveis e recomendados. A Constituição Brasileira garante a dignidade e acesso à saúde pública ao portador do HIV, através da Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da AIDS.
A responsabilidade deve partir de cada individuo. Proteja-se, use preservativo e faça o teste anti-HIV. Entre nesta luta contra a disseminação da AIDS.