Encontro abordou sobre a efetivação do SUAS como política única de assistência social
A Administração Municipal de Seara através da Secretaria da Assistência Social realizou na quarta-feira, 11 de Setembro, palestra sobre Política de Assistência Social: Concepção e princípios, elementos gerais do ordenamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e os desafios para o aprimoramento da gestão municipal. O encontro realizado no Auditório Municipal teve como palestrante a Doutora em Serviço Social Iraci de Andrade e contou com a presença de usuários, trabalhadores, conselheiros, entidades ligados à assistência social além de autoridades locais.
De acordo com a Doutora em Serviço Social Iraci de Andrade "necessitamos construir uma política de assistência social para quem dela necessitar, com foco no usuário. Para que isso aconteça é necessário que algumas mudanças sejam feitas como, por exemplo, o reordenamento dos serviços de assistência social e a legislação municipal conforme prevê o SUAS, começando pela adequação do plano de carreira e a definição em lei de um percentual mínimo para a assistência social, pois não será possível desenvolver os trabalhos sem pessoal e sem recursos financeiros".
Iraci destaca ainda que o cofinanciamento entre os governos federal, estadual e municipal é de suma importância para que realmente esta política seja efetivada, e este deve ser de forma automática e mensal na modalidade fundo a fundo. "Sem financiamento não há direito garantido e hoje nós sabemos que os municípios são responsáveis pela grande fatia de recursos destinados a assistência social". A prefeita Laci Grigolo comenta que "sabemos o quanto temos que avançar e essa reestruturação é o primeiro passo para de fato podermos oferecer 100% de cobertura dos serviços para aqueles que necessitarem de atendimento".
A Secretária da Assistência Social Simara Poganski destaca a importância da participação de todos neste processo. "Para efetivar o SUAS em nosso município é necessário que trabalhadores, entidades e conselheiros estejam bem informados e façam capacitação permanente, assim iremos aprimorar nosso trabalho e serviços aos usuários da Política de Assistência Social. Precisamos avançar, e o planejamento é fundamental para que possamos estabelecer metas e prazos para efetivação de cada serviço dentro dos níveis de proteção social básica e social especial (média e alta complexidade)".