Piratuba realizou o 1º Seminário Municipal do Leite nesta segunda-feira
Mais de 90 agricultores do município, que trabalham com a bovinocultura de leite, participaram do seminário, realizado no Centro de Eventos. Duas palestras foram disponibilizadas aos produtores. Pela manhã o tema abordado foi a produção de pastagem e na parte da tarde o tema foi a silagem. O Seminário não teve custos para os agricultores.
O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Epagri, com o apoio do Banco do Brasil, Sicoob, Sicredi e Tirol. O objetivo é apresentar técnicas e repassar informações aos agricultores, para que mantenham a qualidade na produção. "Além dos programas de incentivo, sabemos que o conhecimento aplicado nas propriedades também dá resultados e é por isso que realizamos o seminário. Nossa intenção é que os produtores tenham menos despesas e mais lucros com a atividade", explica o secretário de Agricultura de Piratuba, André Turra.
Atualmente mais de 230 famílias do interior do município atuam com a produção de leite. Destas, 80% têm a atividade como principal fonte de renda. Mensalmente saem das propriedades de Piratuba, 600 mil litros de leite. Para o produtor Fábio Alexandre Eggers, o seminário dá resultados. "Sem dúvidas, toda capacitação que recebemos gera benefícios e possibilidades de aumento nos ganhos. Se aplicarmos lá na propriedade o que aprendemos aqui, vamos ter menos gastos e mais produção, iniciativas assim nos auxiliam muito", avalia.
Na primeira palestra o coordenador de Pecuária da Epagri, Carlos Mader Fernandes, mostrou técnicas para manter, por maior tempo no anos, o pasto como principal fonte de alimentação do gado. Ele também mostrou técnicas de qualidade na produção de pasto perene, aquele que é permanente, sem necessidade de replantar. Já o Dr. em Nutrição de Ruminantes, Mikael Neumann, falou e apresentou maneiras de produção e conservação corretas de silagem, alimento para os animais nos períodos entre safra.