Audiência Pública discute ferrovias em Seara
Encontro reuniu lideranças da região
Na segunda-feira, 22 de Julho no Auditório Municipal João Furlanetto ocorreu Audiência Pública sobre a Ferrovia da Integração e projetos ferroviários brasileiros. O encontro foi presidido pelo Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias do Congresso Nacional Pedro Uczai. Também estiveram presentes o Deputado Estadual Neodi Saretta, Prefeita Laci Grigolo, Gerente Geral da Seara Alimentos Neri Cosmann além de outras lideranças da região. A principal discussão foi quanto à rota da Ferrovia Norte-Sul.
De acordo com o Deputado Federal Pedro Uczai é extremamente positivo ouvir lideranças sobre a necessidade de implantar ferrovia no oeste de Santa Catarina. "O futuro das grandes agroindústrias depende, em grande parte, deste projeto ferroviário, para que possam exportar não somente para outros países, mas também para o interior do Brasil. São dois projetos de ferrovias: a Norte-Sul passando pelo Oeste e a Ferrovia da Integração ligando o litoral com os países do Mercosul. O trem é seguro, confortável e viável, por isso este é o caminho que o país deve seguir".
O Deputado Estadual Neodi Saretta comenta que "por longos anos o Brasil não investiu em ferrovias e hoje estamos enfrentando as consequências por esta decisão". Conforme o Gerente Geral da Seara Alimentos Neri Cosmann o primeiro e importante passo foi dado. "Se a ferrovia não passar por Seara, mas que esteja aqui no oeste. É muito importante que o faturamento de todos os produtos que exportamos fique no município". A Prefeita Laci Grigolo destaca que "a ferrovia mantém as indústrias aqui e atrai novos investimentos para a região. O município de Seara, assim como toda a região, será beneficiado com isso". No encontro foi escolhida uma comissão a qual representará a região no encontro em Concórdia, programado para ocorrer em Agosto.