A cultura em discussão nesta quinta e sexta-feira em Concórdia

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A cultura em discussão nesta quinta e sexta-feira em Concórdia

A cultura em Concórdia estará em discussão nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de julho, no Teatro da Fundação Municipal de Cultura. Na quinta-feira, às 19h, tem início a III Conferência Municipal de Cultura. Segundo a superintendente da Fundação Municipal de Cultura, Sandra Roman, Conferência é um importante espaço de diálogo da sociedade civil e de todos os setores artísticos do município com o poder público. "O objetivo é construirmos coletivamente políticas públicas de cultura para o município", ressaltou.

Logo após a abertura oficial, Silvestre Ferreira, que é membro do Conselho Nacional de Cultura, ministra a palestra "Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura, na organização da gestão e no desenvolvimento da Cultura Brasileira". Depois da palestra, às 21h, será feita a leitura do regimento interno da III Conferência e a formação dos grupos de trabalho para a discussão dos eixos temáticos a partir das 21h30.

Na sexta-feira, dia 5, às 13h15, a Conferência recomeça com a formação dos grupos para elaboração de propostas estratégicas dos eixos temáticos, com intervalo às 14h30. A plenária para apresentação das propostas inicia às 14h45. Já, a escolha dos delegados será feita às 16h e o encerramento está marcado para as 17h. "Acredito que colheremos bons frutos deste evento", analisa Sandra Roman.


EIXOS TEMÁTICOS

Dentro dos eixos temáticos da conferência estão a implementação do Sistema Nacional de Cultura, com foco nos impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo; a produção simbólica e diversidade cultural com foco no fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção da diversidade das expressões culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial; a cidadania e direitos culturais com foco na garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial; e a cultura e desenvolvimento com foco na economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.