Prefeitura de Piratuba investe aproximadamente R$ 400 mil em transporte para estudantes
Cerca de 250 alunos estão matriculados em instituições de ensino da região
Os piratubenses que fazem faculdade e cursos técnicos não pagam pelo transporte. A Prefeitura é responsável pelos custos dos ônibus e vans que levam diariamente os estudantes até as universidades e demais instituições de ensino da região.
No total, são 246 alunos. Destes, 205 estão matriculados em curso superior ou pós-graduação e outros 41 fazem cursos técnicos. "Hoje são duas vans, um micro e quatro ônibus que saem diariamente de Piratuba com nossos estudantes. Disponibilizamos transporte de segunda a sexta e inclusive nos sábados", lembra o secretário de Educação de Piratuba, Geferson Schreinner. "Municípios da região auxiliam os alunos pagando 25 ou 50% do valor, mas aqui, mantemos 100% do pagamento deste transporte e nosso investimento chegará próximo a R$ 400 mil neste ano", destaca.
Para o acadêmico de Educação Física, Gilson Luiz da Silva, que está na nona fase do curso, o auxílio da Prefeitura é fundamental. "É realmente um incentivo muito importante, se eu precisasse pagar o transporte, não teria condições de fazer a faculdade. Tenho vários colegas que também estão matriculados em algum curso hoje, graças a este apoio", conta ele.
O transporte para os piratubenses é feito com veículos da Prefeitura e terceirizados, para suprir a demanda. Há alunos matriculados em instituições de ensino de Concórdia, Capinzal, Ouro, Joaçaba e Herval do Oeste. "É uma forma de incentivar nossos jovens e até adultos que estão estudando. Sabemos que custear uma faculdade ou um curso é difícil e com o pagamento do transporte estamos contribuindo com nossos alunos", comenta o prefeito, Claudirlei Dorini.
Jornalista:Cristiano Mortari
Assessoria de Imprensa – Prefeitura Piratuba