Centro Cultural será concluído em oito meses

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Centro Cultural será concluído em oito meses

 

Investimento será de R$ 1.9840.000,00, com área total de 1.658,63m²

 

O Centro Cultural de Concórdia será um espaço multifuncional, que vai abrigar museu, biblioteca, auditório multiuso, com capacidade para 95 pessoas, e ainda uma cobertura verde. A Administração Municipal vai investir R$ 1.9840.000,00 e, a partir da assinatura da ordem de serviço, realizada em ato oficial na manhã desta sexta-feira, dia 8 de março, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, a obra tem oito meses para ficar pronta. "Concórdia merece este espaço, que une conhecimento, cultura e lazer num local bastante acessível para todos, sejam crianças jovens ou adultos", disse o prefeito João Girardi.

O prefeito João Girardi destacou que a obra do Centro Cultural está prevista no Documento Concórdia 2030. "Então, estamos dentro do prazo de construção", brincou. A arquiteta e urbanista, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Obras, Cristhiele Kuhn Vendruscolo, fez uma apresentação da planta com todos os dados sobre os três pavimentos do Centro Cultural.

A obra do centro Cultural ocupará uma área de 1.658,63m² divididos em três pavimentos: o térreo, com 568,19m², abrigará a biblioteca, com amplo hall de entrada que servirá também como espaço expositivo. No primeiro andar, com 566,91m², estará localizado o Museu Histórico e o auditório, com amplo foyer (vestíbulo) que também será espaço expositivo em sequência ao hall de entrada. A cobertura, com 523,53m², será uma área descoberta com áreas de jardim e um pequeno anfiteatro.

A biblioteca deve ser um espaço dinâmico e confortável, que atraia o leitor ao espaço. Terá área de acervo, de periódicos, expositores de aquisições recentes; área de estudos coletivos e cabines individuais; cabines de consulta digital; área de acervo de audiovisuais; de leitura (estar e deck externo) e biblioteca infantil colorida e divertida. No espaço expositivo, haverá uma mostra com parte do acervo e o histórico de Leonardo Boff, teólogo que nasceu em Concórdia, autor de obras conhecidas no Brasil e também internacionalmente.

Além do acervo histórico, o museu também terá uma sala de exposição; salas temáticas, espaço para peça destaque, arquivo histórico com sala de consultas e sala de reserva técnica. O auditório multiuso contará com conforto térmico, tratamento acústico, iluminação cênica e sonorização. Também contará com sala de projeção para exibições de filmes, sessões de cinema e um palco acessível para apresentações teatrais e musicais, contação de histórias, palestras, reuniões, além de uma sala de apoio/camarim.

COBERTURA VERDE

Uma das áreas que chamará atenção no prédio do Centro Cultural é a cobertura verde, que contará com terraço descoberto com jardins, espaço com pergolado, um pequeno anfiteatro para apresentações e contação de histórias, e áreas de estar e leitura ao ar livre. Segundo a arquiteta Cristhiele, a cobertura tem alta capacidade de retenção de água, com captação das águas excedentes para reaproveitamento. "O espaço será seguro e agradável, colaborando com o bem estar e qualidade de vida dos usuários".

 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Concórdia

www.concordia.sc.gov.br

Jornalista Responsável: Gina Pontes

MTb/SC-000716