A ordem é manter rigor na liberação de alvarás
Bombeiros informam datas para realização de novas vistorias
O prefeito em exercício de Concórdia, Neuri Santhier, coordenou reunião na manhã desta terça-feira, 29, para avaliar os procedimentos da Administração Pública e dos bombeiros no funcionamento de casas noturnas e locais de aglomeração de pessoas. "Nos solidarizamos com o povo gaúcho e as famílias enlutadas, mas a tragédia de Santa Maria nos oferece uma oportunidade para refletirmos sobre o tema", destacou Santhier.
Na avaliação dos participantes, Concórdia faz um trabalho adequado nesta área e que as rotinas devem ser mantidas para que os cidadãos tenham a segurança necessária. A nossa principal orientação é manter o rigor para a liberação de alvarás, assinalou o prefeito em exercício.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, Rudimar Vitto, informou que a vistoria nas casas noturnas será realizada no próximo dia 5. Observou que o trabalho é feito agora porque os alvarás vencem neste período.
O aspirante a oficial Jacson Luiz de Souza, do Corpo de Bombeiros Militar, explicou que as vistorias nos Centros Comunitários serão realizadas até o dia 31 de março. Segundo ele, "temos que usar a legislação a nosso favor, mas fazer cumprir as exigências". Dentro do que estabelece a Instrução Normativa, propõe que sejam treinados multiplicadores para formação de brigadas civis para atuar nos eventos.
Outra questão é dos alvarás vencidos. Nesses casos, empresas e entidades são notificadas, mas nem sempre legalizam a documentação no prazo estabelecido. Em nova reunião na semana que vem serão convidados também representantes da Polícia Civil e da Polícia Militar.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Concórdia
Jornalista Responsável: Clélio Dal Piaz