Famílias beneficiadas escolhem as casas e devem se mudar no próximo mês
As 205 famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, que é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal, já sabem em qual casa vão morar no Loteamento Frei Lency II. Todos os futuros moradores participaram do sorteio e escolha da casa no auditório do Centro de Eventos na tarde de ontem. O prefeito João Girardi destacou que, depois de muitas ações, está se chegando perto da entrega das 205 casas. "Já estamos vendo outras áreas com a Caixa Econômica para a construção de novas moradias, atendendo assim, a todas as famílias que não poderiam ter sua casa sem este auxílio dos governos federal e municipal", adiantou o prefeito. Para o superintendente regional da Caixa no Oeste de Santa Catarina, Ricardo Bier Troglio, Concórdia é uma cidade dedicada a este programa. "Trata-se de um município que tem um projeto muito bonito na área de habitação".
A dona de casa Cemilda Mattiello, de 69 anos, disse que nem acredita que vai ter sua própria casa. "Parece que estou sonhando". Ela faz trabalhos manuais (costura e bordado) e disse que vai continuar com a atividade na casa nova, além de cuidar do quintal e do jardim. "Tenho um pé de ameixeira que tá crescendo num balde até ser trazido para cá". Ela visitou o local depois do sorteio na companhia do prefeito municipal e de diretores e gerentes da Caixa Econômica Federal. Belmiro Berchi, 62 anos, é aposentado, e vai morar com a esposa Iraci na nova casa. "Estamos muito felizes. Eu nem pude almoçar hoje de tanta ansiedade. Não vejo a hora de ir morar lá". Ele e a esposa foram visitar o local antes de vir para o sorteio. "Nós já sabemos qual é a casa que nós queremos". E os dois ficaram com uma casa de esquina como tinha planejado. A dona de casa, Regina Maria dos Santos, 33 anos, vai morar com o marido e os dois filhos na nova casa. "Meu marido é doente e fica na cama direto. Temos dois filhos pequenos e vivemos da aposentadoria dele". Regina contou que hoje moram na casa do sogro. "Ter a nossa casa é a realização de um sonho, pois não conseguiríamos de outra forma".
Todo o processo iniciou no ano de 2009, quando o Poder Público Municipal fez a adesão ao Programa Minha Casa Minha Vida. De lá para cá, foram entregues 43 unidades habitacionais, sendo 14 no Loteamento Frei Lency I, entregues em 2011, e 29 unidades habitacionais no Bairro Nova Brasília, entregues no início deste ano. E agora, mais 205 casas no Loteamento Frei Lency II, que serão entregues até o final do mês de julho. No mês de agosto de 2011 foi feita a seleção das famílias, obedecendo critérios locais e nacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, que é operacionalizado pela Caixa. Em outubro de 2011 foi realizado o sorteio das unidades habitacionais, sendo 3% das casas destinadas para idosos e 3% para pessoas com deficiência. As famílias contempladas recebem até R$ 1.600,00 de renda bruta e poderão quitar a residência em até 120 meses, sendo que o valor da parcela mensal não poderá ultrapassar 10% da renda bruta familiar.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Concórdia
Jornalista Responsável: Gina Pontes
MTb/SC-000716