Piratuba serviu de exemplo para os mais de 20 técnicos da Epagri, que participaram de uma capacitação realizada nesta semana no município. A atividade fez parte do "Programa de Fortalecimento do Capital Social e Humano" da estatal. Representantes de todas as regiões do Estado compareceram.
Com este projeto, que existe desde 1998, a Epagri tem o objetivo de contribuir para o resgate histórico e cultural de Santa Catarina. Para isso realiza as capacitações, onde os técnicos conhecem experiências e adquirem conhecimento para fazer o levantamento e diagnóstico de suas regiões de atuação. "Com este trabalho a Epagri contribui para o fortalecimento da identidade da agricultura familiar no Estado", comenta a coordenadora do programa, Terezinha Hartmann.
A capacitação dos técnicos foi realizada em Piratuba porque o município é considerado exemplo de resgate histórico e cultural. Além de estudar as culturas locais, os alunos resgatam nas próprias escolas as histórias. Grupos de dança, Casa da Memória, Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável e Casa da Cultura também mantêm vivas as identidades do município. "Visitamos estes locais, assistimos apresentações e também os filmes produzidos por alunos do município. É um trabalho de resgate e conservação da história e cultura que serve de exemplo para nosso projeto e para o Estado. Os técnicos conheceram todas estas experiências de Piratuba e podem levar como exemplo", completa Terezinha.