Na sexta-feira, dia 23, às 10h, o prefeito João Girardi inaugura as obras de revitalização da Central de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, antes Casa do Produtor Rural. O evento acontece já com a abertura da Feira do Peixe Vivo. As obras tiveram um investimento de R$ 350 mil, provenientes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, mais 30 mil de contrapartida da Prefeitura Municipal. "A intenção do Ministério é que se desenvolva a agricultura familiar em Concórdia e região", explica o secretário de Agricultura, Desenvolvimento rural e Meio Ambiente, Antônio Colussi.
Além dos investimentos em infraestrutura e equipamentos de refrigeração, a verba possibilitou a compra de um carro furgão e caixas plásticas para o transporte dos produtos. O local é aberto a todos os agricultores interessados em vender sua produção. Antes da reforma, cerca de 50 produtores rurais comercializavam seus produtos na Central. "Acredito que o número vai permanecer em torno disto. A comercialização de alguns produtos também depende da época de safra", analisa o secretário.
Cerca de 40 produtos provenientes da agricultura familiar de Concórdia e região são comercializados na Central, desde hortifrutigranjeiros e industrializados, até artesanatos. A Central vai funcionar um pouco além do horário comercial, até às 19h30 diariamente e até o meio-dia nos sábados. Duas cooperativas também farão parte da Central, a Copafac (Cooperativa de produção Agroindustrial de Concórdia) e a Coper Pinhal. Segundo o secretário, com a reforma, foi possível criar uma sala especial para a comercialização de peixe vivo.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Concórdia
Jornalista Responsável: Gina Pontes
MTb/SC-000716