A primeira reunião do ano, realizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) na manhã de ontem, dia 16, foi bastante produtiva, na opinião do presidente do Conselho, o vice-prefeito. "Primeiramente fizemos uma pequena explanação das obras que foram encaminhadas em 2011, especialmente o estudo do Plano Territorial Urbano. Abrindo a reunião, o prefeito anunciou que se fará um estudo minucioso do traçado do futuro Contorno Viário Sul. "É necessário um bom estudo para depois contratar a execução do projeto".
Segundo o presidente do CMDS, o contorno viário sul faz parte do projeto "Concórdia 2030", que traz um novo conceito de cidade, onde também se terá uma nova área industrial com infraestrutura necessária e habitável. "Parece um discurso simples, mas é bastante complexo", avalia . Ele destacou também o sucesso de 90% de aprovação das mudanças no trânsito. "Agora, só precisamos de iniciativas para a viabilização de estacionamentos em terrenos pelo centro da cidade. Com certeza, a Administração Municipal estará dando todo o apoio possível".
Representantes de várias entidades fazem parte do Conselho e novas ideias e sugestões são bem vindas. "Quando se tem um trabalho técnico bem feito, com certeza bons resultados virão e temos que continuar neste caminho", disse o engenheiro Elton Polina, que representa a AECON (Associação dos Engenheiros de Concórdia). O presidente do Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), Alaci Wanns, destacou a necessidade de um programa para resolver a falta de água em épocas de estiagem.
O pesquisador da Embrapa, Jonas Irineu dos Santos Filho, falou que a utilização de cisternas na região é básico. "Temos chuvas em todas as estações e guardar água para possíveis períodos de estiagens é primordial". Esta análise é apoiada por todos os membros do conselho. "É um problema de gestão da água, tanto no campo quanto na cidade". Já, o presidente do Sintraf, lembrou que os produtores rurais não têm mais capacidade de endividamento. Mas, ficou acordado que o assunto será discutido dentro do Plano Territorial Rural. Um estudo mais amplo um trabalho de conscientização será feito.
Ações que serão encaminhadas ao prefeito municipal:
– o estudo de viabilização do Contorno Viário Sul
– contratação do projeto da rua coberta, na Rua Leonel Mosele, em frente à Prefeitura Municipal, que se adeque à paisagem da praça e da edificação da Prefeitura
– construção de uma passagem subterrânea, ou seja, um túnel em frente à BRF
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Concórdia
Jornalista Responsável: Gina Pontes
MTb/SC-000716