Final do 57º Campeonato Catarinense Absoluto de Xadrez já iniciou
São 20 atletas que passaram por quatro etapas e agora brigam na fase final em Piratuba. A abertura do evento foi realizada na quarta-feira e os jogos seguem até no domingo. De acordo com os organizadores, a disputa é acirrada, impossível apontar um ou dois nomes favoritos.
Segundo com o presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Kaiser Mafra, dos 20 finalistas, mais de 10 deles estão com chances reais de título. "Não podemos dizer que temos um favorito aqui, esta final está super disputada, o nível dos atletas é muito bom, são finalistas e no mínimo 12 atletas têm chances de sair com o troféu", afirma.
Dentre os nomes conhecidos no Xadrez, está nos tabuleiros da cidade das águas termais, Alfeu Bueno, que é o "rating" dos finalistas, com mais de 2.300 pontos já conquistados no Xadrez, além dos quatro ex-campeões estaduais; Kaiser Mafra, César Umetsubo, Aroldo Cunha e Marco Cordeiro.
Piratuba foi escolhida pela Federação Catarinense de Xadrez (FCX) e pelos atletas, para sediar a final. O município, que já foi palco de disputas estaduais da modalidade, oferece toda a estrutura necessária para abrigar a competição. "Quando falamos na final, é unanimidade, a Federação e os enxadristas querem Piratuba. O ambiente, os hotéis, a Companhia Hidromineral, a organização, em fim, fazem daqui o local ideal", comenta o presidente.
A final em Piratuba é uma realização da FCX e Departamento Municipal de Espores, com apoio da Associação de Hotéis de Piratuba, que disponibilizou a hospedagem e alimentação dos jogadores.
_______________________________________________
Att: Cristiano Mortari
Assessor de Imprensa – Prefeitura de Piratuba – SC