No próximo dia 28, quarta-feira, às 9h, será feito o lançamento oficial do projeto Experimental de Peixes em Tanques-Rede na comunidade de Pinheiro Preto. Trata-se de um trabalho inédito em Santa Catarina, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Concórdia e o Governo Federal, através do Ministério da Pesca e Aquicultura. "Serão dois anos de experimentos. O objetivo é a avaliação técnica e econômica de criação de espécies como pintado e piava", explica o secretário municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Antônio Colussi.
Antes quarta-feira devem chegar 4.800 alevinos de pintado e 3 mil alevinos de piava. "Futuramente também será criado tilápia. Segundo o encarregado do Serviço de Inspeção, da Secretaria Municipal de Agricultura, Cristiano Trombeta, a proposta é tornar a região referência na produção de peixes nos dois estados do sul (SC e RS). "Trata-se de um projeto regional que envolve seis municípios (Piratuba, Peritiba, Alto bela Vista, Concórdia, Lindóia do Sul e Arabutã). E é o único neste porte no sul".
Cerca de 150 pescadores, da colônia de pescadores Z-34 ficarão responsáveis pelo trabalho diário nos tanques-rede, assim como da Associação dos Pescadores e Piscicultores do município de Concórdia. Os 48 tanques já estão submersos no lago da Usina de Itá, na parte que atinge a comunidade de Pinheiro Preto. O Governo Federal entra com R$ 186.380,04 mil, com a contrapartida da Administração Municipal de R$ 36.380,04 mil. A assistência técnica, em parceria com a Epagri, e a compra de equipamentos são de responsabilidade do Poder Público Municipal.
TANQUES-REDE
Tanque-rede (ou gaiolas) é um sistema de cultivo de peixes em alta densidade de estocagem. Trata-se de uma criação intensiva cujo resultado final é uma alta produtividade. Em geral são estruturas retangulares que flutuam na água e confinam peixes em seu interior. Esse equipamento é constituído basicamente por flutuadores (galões, bombonas, bambu, isopor, canos de PVC, etc.) que sustentam submersos na água redes de náilon, plásticos perfurados, arames galvanizados revestidos com PVC ou ainda telas rígidas.