A origem e a qualidade da merenda premiada de Concórdia

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A merenda escolar servida nas escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CMEI) é de qualidade incontestável. Tanto é que o prefeito João Girardi recebeu neste ano o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar pela terceira vez em oito anos de existência do prêmio no Brasil. "Para que as crianças recebessem alimentos saudáveis e frescos, a Prefeitura Municipal beneficiou produtores rurais do município. Assim, conseguimos atender os dois lados, melhorando a qualidade de vida de nossa população", avalia o prefeito João Girardi.

Segundo o encarregado do Serviço de Inspeção, da Secretaria Municipal de Agricultura, Cristiano Trombeta, aproximadamente 120 pequenos agricultores produzem hortifrutigranjeiros no município e repassam produtos para a merenda escolar. "A maioria não possui mais que um hectare de área direcionada para este modelo de produção. Portanto, pode-se trabalhar com um número próximo a 60 hectares de área plantada".

A grande maioria dos agricultores iniciou suas atividades com apoio dos programas do Governo Federal.  O Programa de Aquisição de Alimentos, inserido no projeto Fome Zero e no programa Alimentação Escolar, contribuiu para adesão dos agricultores.  O programa foi implantando em Concórdia em dezembro de 2003.  "Hoje, estamos no oitavo projeto em execução, sendo que já foram beneficiadas em torno de 400 famílias de agricultores. Também mais de 40 entidades já beneficiadas e mais de R$ 1.500.000,00 em recursos destinados aos agricultores de nosso município", contou Cristiano.

As entidades beneficiadas com o recebimento dos produtos gerados pela agricultura familiar são a Abac, Apae, Scaf, Cebes, Sedes, Lar Anjo Gabriel, Colibri, Canarinho, Voluntários Da Solidariedade, Pastoral Da Criança, Pastoral Da Saude, Hospital, CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) e Escolas Municipais. O almoxarifado da prefeitura Municipal, no Bairro Itaíba, recebe a produção e distribui para as entidades. São alimentos orgânicos e que só ajudam a melhorar ainda mais a alimentação das crianças em Concórdia.

Cada agricultor pode receber por projeto até R$ 4.500,00 em produtos entregues para as entidades beneficiadas. São mais de 40 produtos e os recursos são liberados pela Conab à cooperativa de cunho familiar, a COPAFAC, a qual é responsável pela gestão financeira do programa.

Produtos utilizados na merenda:

Pêssego, abacaxi, abobrinha, laranja, aipim, alface, mamão, alho, mel, melado, banana, melancia, batata doce, melão, batata inglesa, milho verde, bergamota, moranga cabutiá, beterraba, ovos, pepino, carne bovina, pimentão, carne suína, repolho, cebola, rúcula, cenoura, brócolis, chicória, tempero verde, chuchu, tomate, couve-flor, uva, couve-folha vagem, iogurte, açúcar, açúcar mascavo, leite, linguicinha, biscoito, pão, queijo, salame colonial, cuca caseira, farinha de milho, doce de frutas, feijão preto e extrato de tomate

 

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

O Programa do Governo Federal Aquisição de Alimentos – Compra Local de Alimentos – se apresenta como um instrumento legal para viabilizar a comercialização dos produtos da agricultura familiar e garantir a permanência dos agricultores no meio rural com dignidade. Além disso, contribui para os vários programas sociais incrementando a alimentação e oportunizando oferecer produtos de qualidade  provenientes da famílias do próprio município.

O programa tem como objetivos fortalecer a agricultura familiar e fornecer produtos de qualidade aos programas sociais do município, contribuindo para a fixação do homem no campo. Também é uma forma de garantir a permanência dos agricultores no meio rural com dignidade, possibilitando aos agricultores a venda direta dos produtos. Fornece-se produtos de alta qualidade aos programas sociais do município e das entidades da sociedade civil e ainda fortalece a economia local e o desenvolvimento local sustentável.

Na luta de combate à fome, também se faz necessária a participação ativa da sociedade na formulação, execução e acompanhamento de uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional, tendo como expressão máxima o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).