Em casos de urgência e emergência, população da regional de Seara pode ligar para 192
Na última quarta-feira, 30 de Novembro, a Administração Municipal de Seara realizou o ato solene de implantação do serviço de atendimento da Unidade de Suporte Básico do SAMU da regional de Seara. Já no dia seguinte, os plantonistas iniciaram as atividades, mas até o momento, não houve registro de ocorrência. Para colocar a USB em funcionamento, a prefeitura de Seara investiu mais de R$ 29 mil. Cerca de 45 mil pessoas dos municípios de Arabutã, Arvoredo, Ipumirim, Itá, Lindóia do Sul, Paial, Seara e Xavantina serão beneficiados.
O coordenador dos socorristas da mesoregião do meio oeste catarinense Eduardo Cavalli, explica que o SAMU é uma rede de atendimento de casos de emergência e urgência que só pode ser acionada por telefone. "Ao discar para 192, a central reguladora de Joaçaba recebe os telefonemas e com as informações recebidas, técnicos de enfermagem e médicos decidem qual a providência a ser tomada de acordo com a gravidade de cada caso". Com a USB de Seara, a central conta com 14 ambulâncias, 12 unidades de suporte básico e duas UTIs móveis.
A Prefeita Laci Grigolo destaca a importância de ter esse serviço mais próximo. "Antes dependíamos de Concórdia para ter esse serviço, a qual atendia 16 municípios, agora são somente 08, e todos próximos. O que desejamos mesmo é nunca precisar deste serviço, mas se for preciso, que seja um serviço ágil e de qualidade, e com a implantação da base em Seara, temos a certeza de um atendimento de qualidade". A partir de agora, os custos para manutenção da base será custeado pelos oito municípios mensalmente, sendo R$ 0,16 por habitante. "Se algum município não quiser assinar o convênio, Seara irá custear as despesas", frisa a Prefeita Laci.
Profissionais treinados
Os quatro motoristas socorristas: Ivair Canossa, Ediomar Sordi, Gilvan Luís da Silva e Paulo César Rech e os quatro técnicos em enfermagem: Valmir Oliveira, Sonia de Almeida, João Silvio Izaias e Graciela Gonçalves Perboni – aprovados no processo seletivo passaram por treinamento durante o mês de Novembro e já estão habilitados para o trabalho.
Quando ligar e quando não ligar para o SAMU:
Quando ligar:
– Acidentes de trânsito;
– Ataques do coração;
– Convulsões;
– Desmaios prolongados;
– Envenenamentos;
– Intoxicações;
Quando não ligar:
– Quando você precisar de atendimento médico, mas o caso não é de emergência;
– Quando você consegue se locomover com segurança até o local de atendimento;
– Para trocar curativos;
– Para tirar gesso;
– Para doar sangue;
– Para fazer ou buscar exames;
Fonte: http://samu.saude.sc.gov.br