Neste sábado, dia 3 de dezembro, será realizada a eleição para o Conselho Tutelar de Concórdia. Quinze candidatos concorrem às cinco vagas de conselheiros, ficando os 10 restantes como suplentes. Segundo a conselheira Cirlei Giombelli, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizador da eleição do Conselho Tutelar, todas as pessoas podem votar. Basta ir à escola Deodoro, das 9h às 17h, tendo em mão título de eleitor e um documento com fotografia.
Serão utilizadas urnas eletrônicas. Algumas das prerrogativas para se inscrever a um cargo de conselheiro são ter mais de 21 anos, idoneidade moral e residir no município há mais de dois anos. Inicialmente, eram 33 candidatos e todos passaram por um curso seletivo. “Destes somente 15 foram aprovados candidatos”, declarou a conselheira. Os eleitos assumem o Conselho Tutelar no dia primeiro de janeiro de 2012. A sede do Conselho fica no mesmo prédio onde é a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Ação Social.
A administração Municipal é quem dá todo o suporte financeiro para que o Conselho possa atual de forma digna e eficiente. De acordo com Cirlei Giombelli, a violência contra a criança e o adolescente ainda é muito grande, não só em Concórdia como em todo o país. “Há muitos casos de agressões e violência sexual registrados no município”. Para ela, é preciso colocar o Estatuto da Criança e do Adolescente em prática. “O Conselho Tutelar não espera só denúncias. Também faz um trabalho preventivo no acompanhamento de famílias”, reforça.
Conheça quem são os candidatos e o número para o qual votar no arquivo em anexo.