Aumentar os índices de diagnóstico precoce do câncer bucal e de lesões potencialmente malignas (LPMs) por meio da identificação de lesões bucais iniciais é um dos objetivos da 9ª Campanha de Prevenção e detecção do Câncer de Boca, que se realiza nos dias 29 e 30 de novembro em Concórdia. A promoção é da Prefeitura de Concórdia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).
A campanha quer também conscientizar população sobre a saúde bucal e a importância do diagnóstico precoce das LPMs e/ou câncer bucal. “É essencial esclarecer a população sobre a importância de do auto-exame. Prevenir ainda é o melhor remédio”, adianta a secretária municipal de Saúde, Genair Bogoni. Segundo ela, as pessoas também receberão orientação sobre condutas de tratamento das doenças presentes. Os exames serão realizados no interior e na cidade. No Distrito de Planalto e em Barra do Tigre a equipe atenderá pela manhã. Já, na Policlínica Concórdia, Unidade Sanitária, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Petrópolis, Guilherme Reich, Cristal, Nações, CAIC, Vista Alegre, Nazaré, Estados, Sintrial, Distrito de Santo Antônio o atendimento será durante todo o dia, das 8h às 11h e das 13h às 16h30.
Fatores de Risco O câncer, nas fases iniciais, não apresenta sintomas. Por isto é essencial que as pessoas tomem conhecimento sobre os fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer. Os principais fatores são o uso de álcool (bebidas destiladas ingeridas cronicamente por longos períodos); o tabaco (riscos cumulativos com o aumento do período de exposição); a radiação solar (afeta principalmente pessoas de pele clara, sendo responsável pela maior parte dos cânceres de lábio inferior).