Nas últimas semanas o surto de meningite tem deixado o Meio – Oeste de Santa Catarina em alerta. Em Jaborá dois casos da doença foram registrados em crianças. “Os casos registrados aqui foram de meningite viral benigna que é menos agressiva que a bacteriana”, explicou o enfermeiro da Secretaria de Saúde do Município Jackes Savoldi.
Os casos da doença podem ocorrer isoladamente ou em forma de surto, que é algo comum para esta época do ano. Pessoas de todas as idades podem contrair a doença, mas a faixa etária de maior risco são as crianças menores de cinco anos ou idosos que possuem imunidade baixa.
A meningite viral é causada por uma variedade de vírus diferentes, muitos dos quais estão associados com outras doenças, como caxumba. Para evitar este surto alguns cuidados são essenciais como não partilhar as colheres, garfos, palhinhas, copos, ou outros objetos que contenham a saliva de outras pessoas, evite a proximidade de pessoas que tossem ou espirram, quando tossir ou espirrar, tape a boca, lave as mãos frequentemente com água morna e sabão, pois é possível que tenha tocado nalgum objeto já contaminado.
Fique atento aos sinais e sintomas da meningite. “Febre alta, dor de cabeça muito forte e rigidez de nuca (pescoço duro) são sintomas freqüentes nas pessoas após os dois anos de idade, podendo evoluir gravemente em poucos dias ou até em horas, dependendo do agente causador. Outros sintomas podem aparecer: náuseas, vômitos, fotofobia (desconforto com luz), confusão mental e abatimento no estado geral”, explica ainda o enfermeiro.
A Secretaria de Saúde alerta a população para que diante de qualquer destes sinais procure imediatamente o centro de saúde ou um médico. No estado, só neste ano foram registrados 191 casos. Em 2010, o número chegou a 317. Não houve registro de mortes por causa da doença.