Educa Cine é destaque nacional
A prefeitura de Seara está utilizando títulos do catálogo da Programadora Brasil para promover a educação por meio do cinema. Com sessões regulares desde outubro de 2010, o projeto Educa Cine já realizou 40 sessões (até 10 de maio), para um público de 2173 pessoas, de acordo com os registros de agendamento e relatório de sessões.
No mês de abril, o foco da programação do Educa Cine foi a conscientização de jovens sobre os riscos relacionados ao uso de drogas. Mais de 200 alunos e professores do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Seara compareceram às três sessões programadas com o filme Bicho de sete cabeças de Laís Bodanzky.
As sessões, seguidas de debate, tiveram extensão na escola com a atividade de criação de frases e cartazes. O resultado desta atividade foi fixado nos murais da escola. Segundo a professora e coordenadora do projeto Educa Cine, Maira Mônica Gabriel, a intenção da exposição é que "além dos que tiveram a oportunidade de assistir ao filme, os demais também podem receber a mensagem de que as drogas destroem o ser humano e que temos a opção de escolher uma vida melhor sem elas".
Na opinião de Maira, "é importante lembrar que cada professor pode utilizar o cinema como nova maneira de expressar ideias, sensações e opiniões; a exibição dos filmes, possibilita também o debate em torno de temáticas atuais, promovendo a integração e o desenvolvimento social dos alunos".
A Prefeitura Municipal de Seara é associada à Programadora Brasil, beneficiada pela ação Cine Mais Cultura. Onde já adquiriu 24 programas do catálogo da Programadora. As sessões do Projeto Educa Cine acontecem no Prédio da Secretaria Municipal de Educação, Avenida Beira Rio nº05, Centro.
Fonte: Matéria reproduzida no site da Programadora Brasil.