Trabalho de consciência ambiental ampliado em Piratuba Consórcio Machadinho faz doação de terreno
Nova parceria entre a Prefeitura e o Consórcio Machadinho foi realizada em Piratuba, na quinta-feira dia 14. Desta vez o Consórcio fez a doação de uma área de 224.300,00m2 localizada na Comunidade de Arroio Bonito, próximo à Usina Hidrelétrica Machadinho, para que a nova Escola Sócio Ambiental seja construída e ampliada. O projeto é amplo e além de continuar com os trabalhos sócio-educativos a nova estrutura irá se tornar um “Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável”. A escola não será de uso exclusivo dos alunos, mas a comunidade e a região terão oportunidade de conhecer e participar dos trabalhos desenvolvidos. Pesquisas e experiências serão realizadas, fortalecendo ainda mais a questão de consciência ambiental.
Outro parceiro da Administração é o Consórcio Lambari que atua nos 16 municípios da AMAUC com incentivo e orientação de práticas ambientais corretas. A parceria disponibiliza biólogos e técnicos que já auxiliam no novo projeto. Para o prefeito, Adélio Spanholi, o repasse é mais uma conquista. “Já lutávamos há três anos por uma ampliação”. “Não queremos somente um espaço maior, mas queremos tornar este projeto que é de sucesso, uma referência em desenvolvimento sustentável. Isso é possível e com as parcerias fechadas vamos dar mais dimensão ao trabalho, conscientizando e incentivando ainda mais as práticas ambientais corretas” pontua Spanholi.
A parte ocupada para a construção será de aproximadamente 4.000,00m2. Toda edificação e preparação do terreno serão feitas com material não poluente, e com o mínimo impacto à natureza. Antes mesmo de atuar, a nova instituição tem o compromisso com o meio ambiente.
Para o diretor geral do Consórcio Machadinho, Duílio Diniz Figueiredo, a iniciativa é muito importante. “O prefeito Adélio tem dado uma atenção especial à questão da educação ambiental e sustentabilidade. Há cerca de um ano nós conversávamos a respeito de um novo espaço para a construção da nova escola, quando ele nos solicitava um terreno maior. Nós ficamos felizes em poder participar deste projeto, sendo que hoje as questões ambientais e educacionais necessitam essa atenção. O primeiro passo foi dado e temos a certeza que o projeto, que já deu muito certo, vai ser redimensionado agregando e oferecendo ainda mais para a região”, destaca. Os trabalhos devem iniciar em Janeiro.