Seguem os trabalhos de elaboração do Novo Plano Diretor de Piratuba
Preocupação para um desenvolvimento ordenado
Na segunda-feira dia 03, mais uma reunião, com os membros do núcleo gestor foi realizada. Foram definidas datas e locais para as urnas de coleta de sugestões. Para que o crescimento de Piratuba, que acontece de forma rápida, seja ordenado, a Administração trabalha com projetos de modernização e reformulação do Plano Diretor do Município, que é um instrumento para o desenvolvimento municipal planejado. O Plano Diretor estabelece regras e diretrizes de acordo com a realidade do município. Toda e qualquer ação, tanto da Prefeitura, como da construção civil e outros, deve ser realizada de acordo com o que dizem as leis, isso garante um desenvolvimento correto da cidade.
As regras estabelecidas serão formatadas coletivamente, com a participação dos munícipes. De 10 a 25 deste mês, várias urnas serão distribuídas na cidade e no interior para coletar as sugestões. Ainda em novembro a população será chamada para reuniões e audiências públicas, onde a elaboração do Novo Plano será discutida e avaliada. As datas já foram definidas e as reuniões foram centralizadas.No dia 18, uma acontece em Lageado Mariano, às 14h, com a participação de Linha Serraria, Linha Divisa, Nova Beleza, Linha Hachmann, Alto Gramado e Alto Picadão. Outra às 19:30h na cidade, para os moradores e proprietário de imóveis do Centro Histórico. No dia 20 uma reunião será realizada em Zonalta, com a participação de Linha Missioneiro, Maratá, Arroio Bonito, Linha São José e Linha São Paulo, às 14h. Outra na cidade às 19:30h para os moradores e proprietários de imóveis no Balneário. Uma reunião será realizada na comunidade do Uruguai, a data ainda será definida. De acordo com um dos coordenadores do projeto, Ronaldo Lovato, uma das principais ações no encaminhamento, é contar com a participação popular. "É extremamente importante e necessário que a população participe e contribua. Através das opiniões, sugestões e necessidades dos piratubenses é que vamos direcionar o Plano Diretor, queremos elaborar algo que beneficie todos", comenta Lovato.
Um estudo técnico já foi elaborado em Piratuba, onde um diagnóstico mostra as questões de infra-estrutura, saneamento, pavimentação e outros. Isso também vai auxiliar na elaboração do Novo Plano.