Resíduos Sólidos será o tema da quinta etapa do “Programa Regional de Educação e Interpretação Ambiental A Criança e a Natureza”
Este ano o Consórcio Lambari estará desenvolvendo o projeto no município de Presidente Castello Branco. Voltado para a educação ambiental, que busca sensibilizar e despertar nos alunos da região, o senso da preservação da natureza.
Durante os meses de agosto e setembro, os “pequenos” irão participar de atividades especiais durante a etapa do projeto “A Criança e a Natureza – Educação Ambiental na Ilha”. A equipe do Consórcio Lambari apresentará aos participantes os problemas que os resíduos sólidos constituem, problemas sanitário, ambiental, econômico e estético, e que felizmente para a Natureza e para o homem, os resíduos podem ser, em geral, reciclados e parcialmente utilizados, o que traz grandes benefícios à comunidade, como a proteção da saúde pública e a economia de divisas e de recursos naturais.
Etapa 2008
O que: “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental na Ilha”
Onde: Município de Presidente Castello Branco
Quando: Todas as segundas e quartas-feiras do mês de agosto e setembro.
Tema: Resíduos sólidos.
Objetivo: Promover atividades de educação e interpretação ambiental, enfocando o tema “Resíduos Sólidos”. Repassar aos participantes conhecimentos, habilidades, experiência, valores e determinação que os tornam capazes de agir, individual ou coletivamente, na busca de soluções para os problemas ambientais buscando a melhoria da qualidade de vida atual e das futuras gerações.
Publico Alvo: Alunos e professores do ensino fundamental e médio das escolas pertencentes à área de abrangência do Consórcio Lambari.
Desenvolvimento: Trilhas na Ilha e no Aterro Sanitário, trabalhando o tema “Gerenciamento integrado de resíduos sólidos”.
Parceria: Prefeitura Municipal de Presidente Castello Branco e GTMs Municipais.
Etapas Realizadas:
No ano de 2004 o Consórcio Lambari desenvolveu o Programa Regional de Educação e Interpretação Ambiental. A primeira etapa foi realizada no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, recebendo 1200 visitantes. Em 2005, em Seara no Museu Fritz Plaumann 900 alunos e professores estiveram participando. No final de 2006, 1200 visitantes participaram do projeto na Escola Sócio Ambiental e Termas de Piratuba. No ano de 2007 foi à vez do município de Ipumirim recepcionar os 2000 visitantes, que participaram de trilhas e travessias de quatro pinguelas passando pelo Rio Engano.