ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA
Prefeitos da região do Alto Uruguai Catarinense, juntamente com Deputados Estaduais, Secretários Regionais, representantes das SDRs, da Defesa Civil e lideranças regionais, estiveram reunidos na manhã de hoje (4), na Amauc para busca de soluções conjuntas devido as fortes choves que atingiram Santa Catarina no final do mês passado.
A precipitação das chuvas que atingiu o estado de Santa Catarina foi considerada o segundo maior volume de chuva do mundo, conforme informações cedidas pela NASA. Em Chapecó chegou a chover 421 mm em 151 horas. O índice ficou abaixo apenas de Scoresbysund, na Groenlândia, onde choveu 478 mm. A estimativa foi feita após aferição de 7.482 estações meteorológicas espalhadas pelo mundo e consideradas oficiais pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM).
A Defesa Civil de Santa Catarina informou na data de hoje (4) que os números continuam crescendo, já se tem o registro de 60 municípios que foram atingidos e 48 que já decretaram situação de Emergência.
Dos dezesseis municípios da região da Amauc até a data somente quatro ainda não decretaram situação de emergência, são eles: Arabutã, Concórdia, Paial e Peritiba.
Para o Presidente da Amauc, Prefeito de Piratuba, Claudirlei Dorini, a Assembleia foi de extrema importância, “cada Prefeito pode expor como esta a situação em seu município e apresentar soluções que possam ser tomadas em conjunto. Hoje a maior preocupação de todos é a situação das rodovias estaduais e federias, sendo a mais grave a situação da BR 153. Os municípios também devem nos próximos dias mensurar o prejuízo em função da perda da produção agropecuária”.
Conforme destaca o Secretário Executivo da Amauc, Roberto Kurtz Pereira, desde a data da reunião da Diretoria da Amauc que aconteceu na terça-feira (1º), até o dia de hoje, várias ações já estão sendo encaminhadas uma delas é referente a reabilitação das rodovias estaduais. Ainda nesse período, o Governador visitou região na quarta-feira (2) e se reuniu com os Prefeitos e Coordenadores da Defesa Civil, o qual deu alguns encaminhamentos e se comprometeu auxiliar os municípios na liberação das estradas interditadas e na busca de recurso junto ao Governo Federal. A AMAUC ficou encarregada de elaborar um documento com o resumo dos prejuízos que os municípios apresentaram para a Defesa Civil do Estado, que será encaminhado para as autoridades competentes.
O Prefeito de Concórdia, João Girardi aproveitou para reforçar o convite aos Prefeitos em participarem da Assembleia da Federação Catarinense de Municípios – FECAM que irá acontecer em Concórdia na manhã do dia 18 de julho, tendo como local o Centro de Eventos. A FECAM irá convidar os candidatos ao Governo do Estado para participarem do encontro com todos os Prefeitos de Santa Catarina. "Será o momento dos candidatos apresentarem suas propostas de governo e se comprometerem com as reivindicações dos municípios", disse o presidente da FECAM e prefeito de Taió, Hugo Lembeck. Na oportunidade, a FECAM vai apresentar as propostas contidas na Carta Municipalista Catarinense definida na II Mobilização Estadual de Prefeitos, realizada em fevereiro deste ano.