Instalação do Núcleo de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina
O Secretário Executivo da Amauc, Roberto Kurtz Pereira, juntamente com o Secretário Regional de Concórdia Paulo Pastore e o diretor da SDR de Seara Ademar Petry, estão participando na manhã de hoje (27) da Instalação do Núcleo de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina, que acontece na Câmara Municipal de Vereadores do município de Dionísio Cerqueira.
Fazem parte da faixa de fronteira 82 municípios Catarinense, da região da Amauc são oito os municípios que participam do programa de desenvolvimento e integração da faixa de fronteira Catarinense são: Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipumirim, Itá, Paial, Seara e Xavantina.
A faixa de fronteira é formada por onze estados limítrofes com dez países vizinhos da América do Sul, compreendendo 15, 7 mil quilômetros, 588 municípios e 11 milhões de habitantes, focavam prioritariamente a segurança e a soberania do território nacional. O Núcleo de Integração surgiu no momento em que os esforços de todos visam ao equilibrado desenvolvimento das regiões catararinense com ênfase na ativação das potencialidades locais e na consequente melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.
O Plano apresenta-se como um documento aberto trazendo diretrizes estratégicas e projetos integradores capazes de promoverem o desenvolvimento e a integração regional na faixa de fronteira, permitindo, por sua flexibilidade, novos e importantes influxos da sociedade organizada, cada vez mais atuante e segura dos caminhos para a construção de um futuro melhor.
Os pontos estratégicos do plano são: Saúde na faixa de fronteira; Educação na faixa de fronteira; Infraestrutura e Logística; Controle e Segurança na faixa de fronteira; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Sociambiental e Fortalecimento do Núcleo da Faixa de Fronteira de Santa Catarina.