Seminário Estadual de Assistência Social debate sobre o SUAS
Neste dia 15 de maio, dia que marca a valorização profissional do assistente social, teve início o IV Seminário Estadual de Assistência Social, que reuniu cerca de 700 participantes trabalhadores da área, de várias regiões do estado, no Oceania Convention Center, em Florianópolis. Voltado para gestores públicos e servidores da área de assistência social, o Seminário segue até o dia 17 de maio abordando temas referentes as mudanças ocorridas na Política de Assistência Social a partir de 2004, com foco principal na gestão do SUAS e no financiamento da Política.
Desde as mudanças na Política, as gestões públicas municipais vêm reformulando sua atuação. O diretor de Relações Institucionais da FECAM, Celso Vedana, enfatizou o trabalho desenvolvido e apontou os desafios enfrentados nos municípios. "É importante que a normatização seja criada, que os programas existam e sejam fiscalizados. Mas na prática, na execução das políticas públicas, é no município que as dificuldades aparecem, porque é ali o contato direto com as pessoas", define o diretor.
A presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Magali Franz, lembrou-se da importância da conscientização das pessoas frente ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS. "O SUAS deve ser assumido por todos os trabalhadores, usuários, gestores, conselheiros como um espaço de ampliação de direitos. A implementação do SUAS deve garantir ações que retirem os invisíveis de sua condição de vulnerabilidade social, decorrentes ou não da pobreza", enfatiza. O secretário-adjunto de Assistência Social do Estado também salientou a necessidade de se perceber que a Assistência Social trabalha não só na pobreza física e material, mas também na de conhecimento.
A mesma ideia foi também defendida pela coordenadora geral de regulação do SUAS da secretaria nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Clara Sá. "Não podemos descuidar da coisa mais importante que o estado possui: as pessoas. Nós precisamos concretizar um sistema público para todas as pessoas que possam um dia precisar da Política de Assistência Social", conclui.
A Conferência de abertura,com a coordenadora de regulação do SUAS, tratou sobre o financiamento do SUAS. O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e pelas Associações de Municípios
Lançamento de Livro – Durante a solenidade de abertura do evento, foi lançado o livro O Sistema Único de assistência Social em Santa Catarina: Avanços e Desafios a partir das Experiências Municipais. A obra, organizada pela Assistente Social da FECAM, Janice Merigo, apresenta as contribuições teórico-práticas de cursos de pós-graduação em Gestão Social de Políticas Públicas. Os artigos apresentam experiências da implantação do SUAS nos municípios e regiões do estado.
Leticia Póvoas
Assessora de Comunicação FECAM