O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Desenvolvimento do Alto Uruguai Catarinense completa oito anos de atuação neste mês de setembro
O CIDAUC foi criado no dia 5 de setembro de 2016 e nasceu com a finalidade de dar suporte aos municípios consorciados através de serviços de máquinas no setor de infraestrutura, especialmente em estradas. Por ser multifinalitário, o consórcio também atua em programas, especialmente dentro dos municípios do Vale da Produção.
Nesse período, a ação do Cidauc contabiliza aproximadamente duas mil horas de trabalho dedicadas exclusivamente à abertura, manutenção e melhoria das estradas rurais. Essas ações resultaram em mais de mil quilômetros de vias revitalizadas, impactando diretamente a circulação e o escoamento de produtos agrícolas e, consequentemente, fortalecendo a economia local.
Além disso, foram utilizados mais de 100 mil metros cúbicos de cascalho, essenciais para garantir a durabilidade e a qualidade das estradas do interior dos municípios integrantes.
O consórcio também busca constantemente inovações e tecnologias que possam ser incorporadas nas operações de manutenção e melhoria das estradas, sempre com o objetivo de aumentar a produtividade e sustentabilidade dos serviços prestados. Essa visão fortalece ainda mais o compromisso do órgão com a valorização da agricultura e a preservação ambiental, promovendo ações que integram desenvolvimento econômico com responsabilidade socioambiental.
Fazem parte do CIDAUC, as prefeituras de Arabutã, Ipumirim, Irani, Itá, Lindóia do Sul, Seara e Xavantina, todas dentro da AMAUC. O Município de Arvoredo, que pertence à Amosc, também é integrante.
Atualmente, a instituição é um dos seis consórcios públicos que realizam serviços para os municípios. Os outros são o Integrar, CIS Amauc, Lambari, Abrigo Provisório e Casa Lar Pequeno Príncipe.