PRESIDENTE DO COMITÊ DO RIO JACUTINGA LANÇA PROJETO APROVADO PELO INSTITUTO SADIA EM ASSEMBLÉIA
As entidades que representam os Usuários de água, Sociedade Civil e Órgãos Públicos, participaram hoje (25/03), da I Assembléia Geral Ordinária do Comitê do Rio Jacutinga.
Na oportunidade aconteceu o lançamento do projeto aprovado no mês de Janeiro pelo INSTITUTO SADIA. O Projeto tem como objetivo o gerenciamento da sub-bacia do Rio dos Queimados de forma integrada e participativa com todos os agentes que pertencem à região de abrangência do Comitê do Rio Jacutinga., bem como o planejamento e execução de ações necessárias para a elaboração do Plano da Sub-Bacia do Rio dos Queimados. A abordagem metodológica deste projeto prevê um público alvo indireto todos os domicílios urbanos e rurais da sub-bacia e diretos os 45.254 habitantes da área urbana. O resultado esperado será o diagnóstico e a caracterização da bacia, tanto do ponto de vista físico, ambiental como o sócio-ecônomico.
Ainda foi apresentado o projeto aprovado no mês de fevereiro pela FAPESC, para Identificação e caracterização das situações das nascentes dos Rios Jacutinga, Engano, Queimados, Suruvi, Rancho Grande e Ariranha.
O objetivo é mapear e georeferenciar as nascentes dos seis rios, informando através de ações difusas e informais de educação ambiental, a situação atual das águas das bacias hidrográficas da região do Alto Uruguai Catarinense.