A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, AMAUC, reforça as prioridades em investimentos em rodovias, ampliação no atendimento à saúde e atenção aos pontos de interesse dos municípios dentro da Reforma Tributária, que está em tramitação no Congresso Nacional. Um documento com esses pedidos foi entregue na tarde da segunda-feira, dia 29, aos representantes dos governos estadual e federal durante a Reunião de Articulação da Macro Oeste. O encontro foi realizado na cidade de Xanxerê.
Esse mesmo rol de pedidos havia sido entregue no fim do mês de junho em Chapecó, durante evento da Frente Parlamentar Catarinense. Neste documento remetido em Xanxerê, os gestores da microrregião também pedem aumento de veterinários para inspeção em pequenas agroindústrias e destinação de parte dos recursos arrecadados pelo Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) para a contratação desses profissionais via consórcios.
O encontro, promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), teve a adesão das associações de municípios do Alto Irani (Amai), Alto Uruguai Catarinense (Amauc), Noroeste Catarinense (Amnoroeste) e do Oeste Catarinense (Amosc). Da AMAUC marcaram presença o prefeito de Ipumirim, Hilário Refatti; mais equipes técnicas dos municípios de Irani e Seara.
Também participaram da reunião e receberam as demandas de toda a macrorregião o diretor da Agência Reguladora intermunicipal de Saneamento (Aris), Adir Faccio; secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Helena Zimmermann, que representou o governador Jorginho Mello; o coordenador Oeste da Secretaria de Estado da Infraestrututura, Gilberto Ari Tomazzi; o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, que participou virtualmente; mais o diretor de assuntos federativos da Presidência da República, Thiago Braga.