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Durante evento da Frenlogi, Amauc sustenta a necessidade de melhorias no trevão do Irani e construção de marginais na BR 153

Além da entrega de ofício pedindo a intervenção do Governo Federal para obras que visam diminuir o número de acidentes no “trevão do Irani” – junção das BRs 153 e 282 – mais a construção de vias marginais na BR 153 nos trechos urbanos da rodovia em Concórdia e Irani, a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense também reiterou a necessidade desses investimentos de forma oral. A defesa foi feita pelo prefeito de Irani, Vanderlei Canci, no Painel sobre as rodovias federais, que aconteceu dentro do Encontro Regional Sul do Brasil de Infraestrutura e Logística, realizado na quinta-feira, dia 29, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, Frenlogi, do Congresso Nacional.

Durante sua fala, o atual prefeito de Irani (onde está localizado o trevão) lembrou que também foi policial rodoviário federal por 28 anos em Concórdia e que conhece bem esse problema. Completa que alguns trechos da estrada estão precários afirmando que “do trevão do Irani ao KM 59 dessa rodovia está intransitável”, completando que esse trajeto se constitui num corredor do Mercosul por onde passa 80% da produção de toda a região.

Em síntese, o objetivo do encontro promovido pela frente foi de discutir a realidade do transporte e logística nos três estados do Sul. A Amauc aproveitou a presença de alguns deputados federais por Santa Catarina e representantes do Governo Federal para reforçar esses pleitos, que são antigos. Além dos 14 municípios da microrregião, o ofício da Amauc também representou mais de 100 cidades que pertencem a outras oito associações municipalistas do oeste e meio oeste do estado.

O trevão do Irani é palco de vários acidentes, alguns deles com vítimas fatais. Ao longo dos últimos anos, autoridades políticas da região e entidades ligadas ao transporte vêm manifestando entendimento de que a construção de um elevado naquele ponto seria uma solução relativamente barata para diminuir ou praticamente cessar essas ocorrências. Outra intervenção de baixo custo já apontada por esses entes seria a construção de vias marginais na BR 153, no perímetro urbano das cidades de Concórdia e Irani. Além de desafogar o trânsito e garantir a segurança dos usuários, esse empreendimento também traria impacto econômico com a viabilização de novas áreas empresariais.

Ainda durante sua fala, o prefeito de Irani ressaltou que “eu quero aqui implorar para vocês, a 153, eu não vi ninguém aqui falar hoje! Uma das principais rodovias do estado de Santa Catarina. Foi feita pelo Presidente Geisel e nunca mais foi feito nada. Transitar pela 153 é um desafio, hoje”, acrescenta.

Por fim, o chefe do Executivo de Irani salienta que “fala-se em portos e aeroportos, mas estamos em uma região de forte importância para o agronegócio e merecemos atenção”.

Além de Canci, a Amauc esteve representada nesse evento pelo prefeito de Piratuba e atual presidente da Amauc, Olmir Paulinho Benjamini; mais o secretário executivo da associação, Vanderlei Picinini.