You are currently viewing Há 29 anos testemunhando fatos políticos e o amadurecimento da microrregião da Amauc

Há 29 anos testemunhando fatos políticos e o amadurecimento da microrregião da Amauc

Dos quase 48 anos de existência da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, Amauc, mais da metade deles foi vivenciada pela secretária administrativa, Ivanete Terezinha Grendene. Ela vai completar 29 anos de serviços à entidade em julho de 2024. Durante essas quase três décadas de casa, testemunhou aqui na região um fato que ocorreu em quase todo o mundo, que é o crescimento da participação feminina na política. Sobre isso, ela opina que é um ponto importante, “não por status ou grau de importância perante aos homens. Mas pela diversidade de entendimentos, visões e ideias”, acrescenta.

Ao longo desses mais de 28 anos, a hoje secretária administrativa diz que a chegada da mulher ao cargo máximo do Poder Executivo dentro da microrregião foi um dos episódios que ela considera marcante nesse período. “Na virada do século, 1997 a 2000, tínhamos como única representante feminina a prefeita Leni Suzin Marini, de Concórdia. Na gestão 2013/2016 chegamos a ter cinco prefeitas na região: Cátia Tessmann Reichert (Alto Bela Vista), Janete Paravizi Bianchin (Arvoredo), Leide Mara Bender (Itá), Neusa Klein (Peritiba) e Laci Grigolo (Seara). Na atual gestão, 2021/2024, temos Leani Kapp Schmitt (Arabutã) e Neiva Kleemann Tonielo (Presidente Castello Branco)”.

Sobre esse aumento da representatividade da mulher na política regional, Ivanete raciocina que ainda existe muito espaço para ser conquistado nessa esfera e que deseja testemunhar esse aumento na participação feminina nessa área.

Essa escalada da participação da mulher na política regional é concomitante com o crescimento de Ivanete dentro da associação dos municípios. Ela começou como recepcionista no dia 4 de julho de 1995. Em 2001, ela foi alçada ao cargo de secretária administrativa. Dentre as tarefas nessa nova função estão pagamentos e controle financeiro, elaboração de documentos como ofícios, resoluções, atas, relatórios, organização de reuniões e eventos, assessoria aos colegiados regionais e consórcios públicos.

Sobre o fato de estar na instituição, Ivanete resume que é uma realização profissional e oportunidade de crescimento. “Considero nosso trabalho na Amauc muito representativo, pois impacta na vida das pessoas de toda a região. Acredito que nossas ações e trabalhos, que são voltados aos municípios associados, surtem efeito na vida da população, melhorando a qualidade de vida e fomentando o desenvolvimento regional” diz.

Além do movimento de expansão da participação feminina na política regional, Ivanete também cita que outro ponto importante na história da associação diz respeito à mudança da sede física da entidade em 2013. Hoje a Amauc atende no Edifício Mirage Offices, no centro de Concórdia.

Com mais de 28 anos de Amauc, Ivanete vem testemunhando o que para ela é um fator preponderante para o crescimento da microrregião. “Nas diversas gestões, prefeitos e prefeitas souberam muito bem separar a política partidária da administração dos serviços da Amauc, o que possibilitou o fortalecimento constante da associação”, concluí.