Uma vocação para trabalhar pelo atendimento médico acessível e de excelência na microrregião. Assim dá para definir a trajetória profissional do diretor administrativo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, CIS Amauc, Marlon Gabriel Candeia, personagem de hoje do perfil #SouAmauc.
Ele está nesta função há dois anos e quatro meses e seu dia a dia consiste em administrar o consórcio, credenciar profissionais especializados, coordenar os serviços dos empregados públicos do CIS, apoiar e assessorar o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde, providenciar os balancetes e relatórios mensais para a Diretoria Administrativa, remessa aos municípios consorciados e, juntamente com o presidente, movimentar as contas bancárias e os recursos do CIS Amauc, bem como promover ações necessárias para captação de verba para o consórcio.
Mesmo estando nesta missão há poucos meses, a experiência de Marlon em gestão na área da saúde já vem de muito tempo. Antes de ingressar no consórcio, ele havia atuado na área técnica e administrativa do Hospital São Francisco de Concórdia por aproximadamente 12 anos, também trabalhou no hospital de Irani (dois anos) e no Hospital Divino Salvador, em Videira, (três anos) na condição de diretor adjunto.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CIS Amauc, é mais uma instituição que presta relevante trabalho para a microrregião. O seu objetivo é assegurar a prestação de serviços de saúde especializados, de referência e de maior complexidade em nível ambulatorial e hospitalar para a população das cidades consorciadas.
Na prática, a porta de entrada dos usuários do CIS é através de uma unidade básica de saúde do SUS. O consórcio entra em ação quando o município onde o paciente reside não disponibiliza a especialidade pretendida e se esse serviço estiver credenciado ao consórcio em outra cidade, o paciente acaba sendo encaminhado para esse local.
Embora pareça imperceptível, o trabalho desenvolvido pelo CIS Amauc é de grande relevância. O diretor executivo do consórcio cita uma passagem que ilustra a importância do serviço para a população, “em uma reunião junto à Secretaria de Estado da Saúde, a gestora de um pequeno município de SC relatou que o Consórcio de Saúde de sua região era a única opção de acesso aos serviços de saúde. Isto demonstra a importância do CIS, principalmente em municípios pequenos, o que acontece também em nossa região”, conta.
Galgado nessa missão e valor, Marlon Candeia relata que trabalhar no CIS Amauc é extremamente gratificante e desafiador, “pois buscamos as melhorias dos processos de gestão e de trabalho nos municípios, atuando como entidade promotora do desenvolvimento de ações de saúde e reunião de entidades e parceiros públicos e privados, que atuam na administração dos assuntos de interesse dos seus consorciados”, finaliza.