A vocação para a topografia nasceu de um autodesafio, cuja dedicação em busca da superação rendeu uma oportunidade e esta foi agarrada com unhas e dentes. Esse é o começo da história de Marcelo Luis Schumann, personagem de hoje do perfil #souamauc.
Ele está como funcionário da Amauc desde o dia 5 de janeiro de 2015. Mas a aptidão pela topografia iniciou ainda no Instituto Federal Catarinense de Concórdia, durante o curso de Técnico em Agropecuária. Tudo começou em uma das disciplinas, que é de topografia. Naquela ocasião, ao ter contato pela primeira vez com a matéria, Schumann conta que se sentiu desafiado, “alguém disse que isso era bem difícil e eu retruquei, não vai ser difícil para mim”, lembra.
Fazendo jus ao ditado de que “a confiança é conquistada quando as ações atendem às palavras”, Marcelo se dedicou à disciplina e o fruto do empenho amadureceu em 2014, quando ele teve a oportunidade de realizar um estágio de auxiliar de topografia na Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, sendo contratado para essa função no ano seguinte. Mesmo na qualidade de auxiliar de topógrafo, ele continuou se desafiando em realizar um trabalho de qualidade nesta função ao longo dos anos. Com isso, mais um fruto foi colhido, quando ele passou de auxiliar para topógrafo, em 2021.
De acordo com o que já foi falado, o setor de topografia é considerado um dos mais importantes serviços prestados pela Amauc aos municípios associados. Schumann conta que o time de topógrafos da instituição “realiza levantamentos de áreas, marcação de divisas, passeios, ruas, captação de imagens por drone e outras funções”.
Se a palavra desafio significa evolução na vida de uma pessoa, os oito anos de serviços em prol dos municípios têm representado uma escalada na vida profissional de Marcelo Luis Schumann. Sobre o fato de estar na associação por todo esse tempo, o topógrafo confidencia que “trabalhar na Amauc representa crescimento profissional e pessoal, abrangência de novos conhecimentos, tais como cursos e palestras, além do desenvolvimento de novas habilidades”, finaliza.