A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense deu o primeiro passo para nos próximos meses ter o seu 11º colegiado. Durante a quarta-feira, dia 25, foi realizada a primeira reunião para discutir a implantação desse grupo de trabalho que vai congregar os servidores das áreas de licitações, compras e contratos.
O encontro, que também contou com a participação desses profissionais das 14 prefeituras e câmaras de vereadores da microrregião, aconteceu no auditório da Amauc, sendo que a Diretora de Compras da Prefeitura Municipal de Concórdia, Camila Cristina Marinho Vieira Nogueira, foi eleita para coordenar os trabalhos.
Nesse primeiro contato, além do avanço para a criação do colegiado, também foram discutidos assuntos como Regimento Interno e demandas, além da exposição de situações que estão gerando dificuldades para os profissionais desses setores e a deliberação de ações para as próximas reuniões.
Um dos pontos abordados pelos participantes foi a Lei 14.133, também conhecida como a nova Lei de Licitações. Na iminência de entrar em vigor, essa legislação tem gerado muitas dúvidas. No entendimento dos servidores dessas áreas, muitas situações precisam de mais esclarecimentos e discussões. Durante a reunião, houve explanações e troca de experiências dos representantes das cidades, em que esse mecanismo legal está em fase adiantada de implantação.
Além de discutir dificuldades, soluções e outras questões ligadas à essas áreas, o Colegiado de Licitações, Compras e Contratos, vai oportunizar o intercâmbio e troca de ideias entre os servidores para que, juntos, promovam ações de aprimoramento em seus municípios, o que também irá beneficiar a população.
Para ser instalado, o Colegiado de Licitações, Compras e Contratos precisa ser aprovado na Assembleia Geral Ordinária da Amauc, que contará com a participação de todos os prefeitos da microrregião, a ser realizada no mês de dezembro.
Além desse recém-criado colegiado, a Amauc conta com mais 10 grupos que têm essa mesma finalidade, como Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Defesa Civil, Nutrição, Engenharia e Arquitetura, Esporte, Contadores e Controladores, mais Agricultura.